789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A festa de narcotraficantes em plena prisão. Com vídeo

Este artigo tem mais de 5 anos

Prisioneiros da prisão de alta segurança de Puente Grande, em Jalisco, México, organizaram uma festa com álcool, comida, armas e música. E há vídeo.

Durante as duas horas de filmagem, obtidas pelo Grupo Milenio, nunca são vistos guardas prisionais
i

Durante as duas horas de filmagem, obtidas pelo Grupo Milenio, nunca são vistos guardas prisionais

Durante as duas horas de filmagem, obtidas pelo Grupo Milenio, nunca são vistos guardas prisionais

Os prisioneiros da prisão de alta segurança de Puente Grande, em Jalisco, México, organizaram, algures entre dezembro de 2015 e março de de 2016, um megafesta de narcotraficantes. Houve bebidas alcoólicas, música ao vivo, comida e armas. E há vídeo (via Milenio):

Os protagonistas deste vídeo são um grupo de narcotraficantes liderados por José Luis Gutiérrez Valencia, mais conhecido como Don Chelo ou “El 77” ou ainda “El Ojo de Vidrio”. Desde a sua detenção, em 2010, que é visto como o líder da prisão, exercendo poder sobre todos os seus colegas e guardas prisionais, que não aparecem no vídeo (que tem uma duração total de 2h).

Don Chelo está rodeado de homens armados, dispostos a satisfazer as suas necessidades. Como é o Dia da Família na prisão as mulheres e as crianças estão também presentes nesta festa, onde o whisky flui, os telefones tocam e a música ouve-se bem alto. De seguida, a animação passa a ser feita ao vivo pela banda Los Buchones de Culiacán, conhecida pelos seus narcorridos ou narco-baladas. A banda acede aos pedidos de Don Chelo.

Buenas noches chavalones

Posted by Los Buchones De Culiacan on Thursday, May 4, 2017

Fotografia retirada do Facebook oficial da banda Los Buchones de Culiacán.

Primeiro que tudo quero dizer que sou grato ao meu amigo Chelo, ao meu amigo Chava e a toda a equipa. Isto é para todos, para todas as pessoas novas e para a Nova Geração [Nueva Generación] que nos deu a sua amizade. Los Buchones de Culiacán também são nossos amigos. Viva a Jalisco Nueva Generación!”, ouve-se dizer a um dos membros da banda.

Mais tarde, Chelo, que fala pouco durante toda a festa, pega no microfone e diz “Aqui não há regras, de agora em diante. Peçam-me, que eu dou”, acrescentando mais tarde “Ninguém sai daqui. Eu faço o que quero com o Governo. Respeito. Respeitem-me a mim. Eu vou sempre fazer aquilo que eu quiser”. Mais tarde, o chefe criminoso e o seu círculo mais íntimo dirigem-se para uma outra sala para comerem tacos.

Durante as duas horas de filmagem (7 minutos na versão acima apresentada), obtidas pelo Grupo Milenio, nunca são vistos guardas prisionais.

A prisão governada por um criminoso

Em setembro de 2015, Don Chelo auto-proclamou a governação independente da prisão de Puente Grande. O seu advogado desde 2015, Almaguer, disse que esta festa foi a celebração de um aniversário de um familiar de um dos reclusos e teve a aprovação de guardas prisionais. Em novembro foi demitido.

O governo estadual tem realizado várias operações na prisão, a mais recente em abril, para evitar que criminosos mantenham o controle da prisão. Um relatório oficial, citado pelo Milenio, informava que os reclusos controlavam as lojas prisionais, o fluxo de substâncias ilícitas, a área reservada para as visitas conjugais e as celas da prisão. Don Chelo era visto como chefe.

Uma unidade da polícia federal mexicana a patrulhar as redondezas da prisão Puente Grande, em Jalisco, México, no dia 9 de agosto de 2013.

A direção da prisão foi mudando várias vezes ao longo dos últimos 3 anos, a última aconteceu no passado dia 6 de abril.

Breve história de Don Chelo

Gutiérrez Valencia, que também já se chamou Antonio Herrera Ochoa, foi preso em janeiro de 2010, em Puerto Vallarta. Foi acusado de ser portador de um arsenal de armas, que incluía um lançador de granadas, um AK-47 entre outras armas de fogo. Também tinha em sua posse uma quantidade significativa de pó branco, que se presumiu ser cocaína, de acordo com a Procuradoria Geral de Jalisco.

Don Chelo, como é mais conhecido, é suspeito de ser membro do poderoso Cartel de Sinaloa. Agora controlada da prisão Puente Grande em nome da Jalisco Nova Geração. A sua filha é namorada de Rubén Oseuera, filho do chefe de CJNG Nemesio “El Mencho“, outro poderoso cartel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora