O Banco de Portugal lançou uma ferramenta online que vai permitir aos clientes bancários compararem o valor das comissões cobradas pelos bancos pelos serviços prestados. Para já, o comparativo de comissões apenas permite comparar as comissões associadas aos serviços de manutenção de conta de serviços mínimos e serviços de manutenção de conta base. Mas o objetivo é alargar o universo de serviços coberto por este instrumento.

O comparador vai permite conhecer as comissões por cada serviço prestado nos dois tipos de contas e por instituição e possibilitará também conhecer a evolução dos valores cobrados pelos bancos a partir deste ano que será disponibilizada num documento para download em formatos xls e cvs. Este documento vai passar a ter o histórico de todas as comissões cobradas para os serviços dos dois tipos de conta.

A iniciativa do Banco de Portugal surge num contexto do setor bancário, marcado por aumentos consecutivos das comissões cobradas pelos bancos que procuram assim alternativas de receita, perante o enquadramento de juros muito baixos que está a prejudicar a margem financeira e os lucros. Recentemente surgiram notícias sobre o aumento das comissões cobradas pela Caixa Geral de Depósitos, no quadro do plano de reestruturação. Também o BPI, agora controlado pelo CaixaBank, vai aumentar as comissões.

O comparador do Banco de Portugal será atualizado todos os dias, com base na informação fornecida pelas próprias instituições que são já obrigadas a mostrar os preços cobrados pelos serviços nas agências e nos sites.

As comissões foram o segundo principal motivo de reclamações dos clientes bancários no ano passado, representando 15,7% do total. Em 2016, o Banco de Portugal processou 14.141 reclamações, o que representa mais 4,8% do que ano anterior, apesar de ter sido um número inferior ao registado em 2014.

O supervisor instaurou 155 processos de contraordenação a 29 bancos.

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