O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, António Marto, e o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, deram esta quarta-feira as boas vindas à Associação Ecuménica Amigos de Fátima, uma organização da Igreja Anglicana inglesa.

Segundo a página oficial da visita do papa Francisco ao Santuário de Fátima, António Marto e Carlos Cabecinhas deram as boas-vindas aos “irmãos na fé” daquela associação que, anualmente, peregrina a Fátima nos dias 12 e 13 de maio.

“No acolhimento a quatro bispos anglicanos, liderados pelos responsáveis das dioceses de Fulham e de Richborough, Jonathan Baker e Norman Banks, respetivamente, e a vários membros daquela associação, António Marto saudou o grupo visitante, agradeceu a sua presença e o trabalho que têm desenvolvido, pedindo-lhes que se sentissem em casa”, refere o mesmo ‘site’.

Na conversa, foi ainda “lembrado o reverendo Malcom Gray, fundador da associação e grande amigo de Fátima, nas palavras” do bispo de Leiria-Fátima. “A delegação anglicana ofereceu uma imagem de Nossa Senhora de Walsingham, localidade da zona de Norfolk, Inglaterra, um dos mais importantes santuários marianos do país”, informa a mesma fonte, explicando que “foram ainda oferecidas três pinturas com perspetivas diferentes da Cruz Alta”.

Integram ainda a delegação os bispos Glyn Webster, da diocese de Beverly, e Robert Ladds, Superior da Sociedade de Maria, além de 18 sacerdotes, religiosos e leigos. Um quinto bispo, Jonathan Goodall, da diocese de Ebbsfleet, chega nos próximos dias.

Fundada em 15 de maio de 2001, a organização foi consagrada nessa data ao Coração Imaculado de Maria no Santuário de Fátima pelo reverendo Edwin Barnes, bispo anglicano de Richborough e primeiro presidente da associação, na presença do então bispo de Leiria-Fátima, Serafim Ferreira e Silva. “A associação, que tem por objetivo a reunificação de todos os cristãos sob o patrocínio de Maria, Mãe de Deus, organiza anualmente peregrinações de dez dias ao Santuário de Fátima, participando nas cerimónias de 12 e 13 de maio”, acrescenta a página www.papa2017.fatima.pt.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR