O controlo documental na fronteira de Valença, provocou esta manhã “alguns constrangimentos” de trânsito na ponte nova que liga aquela cidade do Alto Minho à Galiza, situação que foi “normalizada às 13h00”, disse à Lusa a GNR.

De acordo com fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, “cerca das 15h00 encontravam-se entre quatro a cinco viaturas” a aguardar a ação de fiscalização das autoridades devido à visita do papa Francisco a Fátima.

A mesma fonte afirmou que “entre as 09h00 e as 10h00 verificaram-se alguns constrangimentos de trânsito naquela ponte internacional que, entretanto, se foram esbatendo, sendo que cerca das 13h00 as filas de trânsito não ultrapassavam os 200 metros”.

“Desde então, a situação está praticamente normalizada”, afirmou a fonte.

Num comunicado enviado à Lusa, o SEF refere que em todas as fronteiras existem pontos de passagem autorizados, sendo nove as passagens terrestres autorizadas. Estes pontos são Valença-Viana do Castelo, Vila Verde da Raia-Chaves, Quintanilha-Bragança, Vilar Formoso-Guarda, Termas de Monfortinho-Castelo Branco, Marvão-Portalegre, Caia-Elvas, Vila Verde de Ficalho-Beja e Vila Real de Santo António.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o SEF, são 21 os pontos de passagem nas fronteiras marítimas e nove nas aéreas.

Além da reposição do controlo das fronteiras aéreas, marítimas e terrestres, a ‘Operação Fronteira Branca’ inclui ainda um “reforço de atividade de fiscalização a estrangeiros” no país, “controlos inopinados aos voos Schengen nos aeroportos e embarcações nos portos e marinas, controlos móveis junto aos CCPA (Centros de Cooperação Policial e Aduaneira) e áreas adjacentes e possível reforço da fiscalização e controlo aos movimentos em aeródromos”.

O papa Francisco está em Fátima na sexta-feira e no sábado para as comemorações do Centenário das Aparições, obrigando a um reforço das medidas de segurança.