789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fugitivo de Caxias não desiste de provocar a polícia. Desta vez, usou um colchão insuflável

Este artigo tem mais de 5 anos

A fuga aconteceu em fevereiro e, desde aí, o luso-israelita que escapou da prisão de Caxias tem aproveitado as redes sociais para provocar sempre que pode as autoridades portuguesas.

Foi na madrugada de 19 de fevereiro que três reclusos, dois chilenos e um português, fugiram do Estabelecimento Prisional de Caxias. As grades da janela da cela onde se encontravam foram serradas, um buraco foi aberto na rede traseira da prisão e os reclusos fugiram.

Jorge Naranjo, Roberto Ulloa e Joaquim Matos, tinham entre 29 e 30 anos e aguardavam julgamento por crimes de furto e roubo em processos criminais distintos. Dois dos fugitivos foram apanhados pela polícia, mas Joaquim Matos continua desaparecido e tem-se entretido a fazer pouco da polícia.

Inicialmente a primeira publicação no Facebook, a 15 de março, não era propriamente provocatória, à primeira vista. Era uma imagem genérica com a frase: “Ninguém será considerado culpado até à sentença penal condenatória.”

A 28 de março o fugitivo luso-israelita utilizou o Facebook para iniciar a onda de provocações. Uma fotografia, de cara destapada, com uma arma e com o número 348 desenhado – o seu número de recluso – foi publicada pelo próprio com a descrição: “Jakob chamado ao gradao”, uma referência à vida dentro da prisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma clara provocação às autoridades portuguesas que, até ao momento ainda não o conseguiu localizar e deter. No entanto, esta foi apenas a primeira de muitas provocações. A 4 de abril surge uma nova publicação, desta vez um mapa. Ao contrário do que se possa pensar, nada tinha a ver com a sua localização atual mas sim com o local de onde escapou. Na imagem retirada do Google Maps é possível ver o Estabelecimento Prisional de Caxias acompanhado pela descrição: “Alguém sabe me dizer o que é isto talves melhor pergntar o 348 o ligar o 112”.

Cansado de pequenas provocações, Jeki Matos, como surge no Facebook, decidiu deixar uma mensagem em vídeo, a 12 de abril, para Francisca Van Dunem, atual ministra da Justiça, onde aparece “a voar” e a pedir indicações para Caxias. Uma vez mais decide mostrar a cara num vídeo onde o fugitivo parece estar completamente à vontade com a situação. “Para que lado é que fica Caxias?”, pergunta ao condutor, “À direita”, responde-lhe, e lá vai ele “a voar” para Caxias.

“Avec tout le respect Madame la Ministre,je me permet cette spéciale dédicace… 348 ????de regresso a casa” é a descrição que acompanha a publicação (em português: com todo o respeito Senhora Ministra, deixo-lhe esta dedicatória especial… 348 de regresso a casa).

Como se não bastasse de provocações, Matos decidiu apresentar as contas finais de quantos dias “de férias” conseguiu tirar este ano. A 9 de maio mostrou a todos que não está propriamente mal na vida. De pernas à mostra, com um colchão insuflável dentro de uma piscina de água límpida, pode-se ler a simples frase: “Relax 80 days of vacation” (Relaxar 80 dias de férias).

Joaquim Bitton Matos tem 30 anos e escapou de Caxias a 19 de fevereiro juntamente com dois colegas da prisão, Roberto Ulloa e Jorge Naranjo que, entretanto, já foram apanhados em Espanha. Desde essa altura que a polícia tem tentado encontrar e recapturar este fugitivo que, pelo que mostra, está bastante confiante de que isso não irá acontecer tão depressa como as autoridades gostavam.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora