Logo Observador
Tech Auto

Pininfarina cria plataforma para automóvel iraniano

A Iran Khodro escolheu a Pininfarina para desenvolver uma nova plataforma modular, destinada a, pelo menos, quatro modelos. O acordo prevê, ainda, o design exterior e o desenvolvimento de produto.

Autor
  • António Sousa Pereira
Mais sobre

Na posse dos indianos da Mahindra desde 2015, a histórica Pininfarina foi recentemente notícia pelas parcerias que estabeleceu com o Hybrid Kinetic Group para a criação do H600, uma nova berlina eléctrica, a produzir a partir de 2020, e pelo papel fulcral que desempenhou na criação do superdesportivo Fittipaldi EF7, com motor V8 de 600 cv. Agora, o atelier italiano, além de ser apontado como responsável pelo desenvolvimento de um novo superdesportivo eléctrico da Mahindra, acaba de anunciar o estabelecimento de uma parceria com os iranianos da Iran Khodro (IKCO), proprietária da Samand, para a produção de uma nova plataforma.

Segundo informação veiculada pela própria Pininfarina, o desenvolvimento desta nova plataforma modular custará qualquer coisa como 70 milhões de euros, e será concebida de forma a poder servir, pelo menos, quatro novos modelos. O primeiro dos quais será um automóvel de passageiros de médio porte, não se sabendo ainda se uma berlina ou se um SUV.

O acordo, válido por três anos, prevê igualmente que a Pininfarina assegure tanto as linhas exteriores como o desenvolvimento dos novos produtos, através de validações físicas e virtuais.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Política

Já não há vida para além do défice

Rui Ramos

O plano é claro: viabilizar o regime português, não através da iniciativa dos cidadãos em Portugal, mas das transferências europeias, confiando na velha complacência de Bruxelas. 

Crónica

Um certo tempo

Miguel Tamen

O que é dizer uma coisa? Se eu contei um segredo a mim próprio não posso ser acusado de bisbilhotice ou de traição: não disse nada.