Tech Auto

Pininfarina cria plataforma para automóvel iraniano

A Iran Khodro escolheu a Pininfarina para desenvolver uma nova plataforma modular, destinada a, pelo menos, quatro modelos. O acordo prevê, ainda, o design exterior e o desenvolvimento de produto.

Autor
  • António Sousa Pereira
Mais sobre

Na posse dos indianos da Mahindra desde 2015, a histórica Pininfarina foi recentemente notícia pelas parcerias que estabeleceu com o Hybrid Kinetic Group para a criação do H600, uma nova berlina eléctrica, a produzir a partir de 2020, e pelo papel fulcral que desempenhou na criação do superdesportivo Fittipaldi EF7, com motor V8 de 600 cv. Agora, o atelier italiano, além de ser apontado como responsável pelo desenvolvimento de um novo superdesportivo eléctrico da Mahindra, acaba de anunciar o estabelecimento de uma parceria com os iranianos da Iran Khodro (IKCO), proprietária da Samand, para a produção de uma nova plataforma.

Segundo informação veiculada pela própria Pininfarina, o desenvolvimento desta nova plataforma modular custará qualquer coisa como 70 milhões de euros, e será concebida de forma a poder servir, pelo menos, quatro novos modelos. O primeiro dos quais será um automóvel de passageiros de médio porte, não se sabendo ainda se uma berlina ou se um SUV.

O acordo, válido por três anos, prevê igualmente que a Pininfarina assegure tanto as linhas exteriores como o desenvolvimento dos novos produtos, através de validações físicas e virtuais.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
IPSS

Raríssimas: o Estado é parte do problema

Rui Ramos

Mais do que por uma “vida de luxo”, a direcção da Raríssimas foi atraída por uma “vida de Estado”. Libertar a sociedade deste Estado gordo e promíscuo seria um meio de a libertar das piores tentações.

Brexit

Quem disse que sair da Europa era fácil?

Diana Soller

Esperemos que o executivo britânico se reorganize depressa. Ainda que o divórcio tenha tido até agora pouco de litigioso, uma das partes põe paus na engrenagem. E nas separações todo o cuidado é pouco

Crianças

Há Natais e Natais...

Rute Agulhas

Pais, mães, avós e restante família alargada. Deixemos as crianças viver a magia do Natal. Acreditar, mesmo que seja a fingir, no Pai Natal e nas renas, e na fábrica de brinquedos, e nos duendes.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site