O próximo sábado, dia 13, pode não ter obrigatoriamente fado, mas de Fátima e de futebol é quase impossível fugir. Centremo-nos na última parte e alarguemos horizontes. É do Benfica? Em caso de triunfo com o V. Guimarães, já sabe o que vai acontecer: festa rija entre o estádio da Luz, para início de conversa, e o Marquês de Pombal, para continuação e final de festa (ou prolongamento, porque se for como no ano passado a noite ainda é uma criança). Mas e se não for? Pode fugir à invasão vermelha um pouco por todo o país? Pode. E com gostos para tudo.

(Antes de entrarmos nesta parte, um parênteses: se é do Benfica, as festas podem não ficar por aqui e estão lançadas entre sábado e domingo. Vejamos: no sábado, antes do futebol, há um decisivo Benfica-Sp. Espinho em voleibol no pavilhão da Luz a partir das 15 horas e quem ganhar é campeão; no mesmo dia, às 15h30, em Gondomar, há dérbi de futsal com o Sporting e quem vencer parte como claro favorito à conquista da Taça de Portugal no dia seguinte; à mesma hora do futebol, o hóquei em patins dos encarnados defronta o Réus na meia-final da Liga Europa e, em caso de vitória, disputará a final da prova no domingo com Oliveirense ou Barcelona. E, a envolver decisões, ainda há o futsal feminino, o hóquei feminino, o triatlo… É só escolher.)

Comecemos pelo mais fácil (e mais na moda): pode baixar as persianas de casa, aumentar o volume da TV e ver de forma tranquila no aconchego do sofá a final do Festival da Eurovisão, onde o português Salvador Sobral é um dos principais favoritos à vitória final (até tem alguém para torcer). Vai passar em direto a partir das 20 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não liga muito à Eurovisão mas gosta de desporto? Ok, então vamos lá ver a agenda. Tem algumas escapatórias, confirma-se: às 18 horas, por exemplo, o Pavilhão Multiusos de Odivelas recebe um fulcral Sporting-FC Porto em andebol, num jogo onde os leões podem assumir a liderança caso ganhem por mais de dois golos de diferença ou os dragões carimbam a vitória no Campeonato. Na TV, à noite, os jogos de futebol que passarão na Sport TV não são extraordinários mas há sempre o The Players Championship em golfe, a NBA e as meias-finais do Open de Madrid em ténis. Entre os diferidos, tem ainda partidas interessantes de râguebi.

Quer sair de casa, fugir ao Marquês e dispensa qualquer coisa que meta desporto? Também tem algumas alternativas. Ir até ao Museu Nacional de Etnologia ver o World Press Photo e ficar a jantar por Belém; passar pelo Teatro do Bairro para ver o último dia de Ofélia; seguir as escolhas de Eurico de Barros e ir até ao cinema para ver “Música a Música”, “Rei Artur. A lenda da espada” ou “A minha vida de courgette”; passar pela Fábrica do Braço de Prata para ouvir o lançamento do “Mother Nature”, novo álbum dos “They Must be Crazy”; ou juntar amigos numa jantarada e seguir logo direto para o Cais do Sodré e parar num dos bares da zona (alguns terão música ao vivo e tudo). Aqui há muita variedade, é só escolher. Ou pode, simplesmente, aproveitar o fim-de-semana e ir dar uma volta para fora. Mas cuidado com o trânsito, ainda por causa da visita do Papa. E com as festas, porque o título do Benfica será festejado um pouco por todo o lado.