Papa em Fátima

Papa. 21 detidos em controlos da GNR e do SEF

Na operação de controlo de fronteiras, a GNR deteve 18 pessoas e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras outras três.

Miguel Pereira da Silva/LUSA

A GNR deteve na passada quinta-feira 18 pessoas durante as 340 ações de controlo, fiscalização e vigilância ao longo das fronteiras portuguesas que está a realizar no âmbito da visita do papa Francisco a Fátima.

De acordo com um comunicado, estiveram envolvidas nas ações realizadas na quinta-feira 1.029 militares e foram detidas 18 pessoas: 13 por posse de arma proibida, duas por tráfico de droga, uma por branqueamento de capitais e uma por permanência ilegal em território nacional.

Para além disso, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) efetuou outras três detenções por falsificação de documentos, no Aeroporto de Ponta Delgada. O SEF recusou ainda 37 entradas devido a irregularidades documentais e ausência de cumprimento de requisitos de entrada em território nacional.

Até ao momento, pela GNR, foram fiscalizadas 31.418 pessoas, 19.644 veículos, 20 embarcações e cinco comboios. Já o SEF efetuou o controlo documental um total de 128 354 pessoas.As ações de fiscalização acontecem em pontos de passagem da fronteira terrestre, marítimas, aeródromos e pistas de aterragem, fronteiras fluviais e transportes ferroviários. Cerca de 226 mil euros em numerário, 36,35 quilos de haxixe, 16 armas e um veículo foram apreendidos, pela GNR.

O controlo documental nas fronteiras portuguesas foi reposto temporariamente às 00h00 de quarta-feira e termina às 00h00 de domingo. A operação, a cargo do SEF e da GNR acontece no âmbito da visita do Papa Francisco a Fátima e tem como objetivo “prevenir e evitar a entrada em território nacional de cidadãos, veículos e meios que possam executar ou ser utilizados em ações hostis”.

Nas fronteiras terrestres, constatou-se um aumento significativo de tráfego rodoviário, nas últimas 24 horas, especialmente, em Valença e Vilar Formoso, tendo o controlo decorrido com normalidade. A GNR , em conjunto com o SEF, vão continuar a realizar o controlo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Política

O vídeo das nossas vidas

Helena Matos
904

Beija-mão presidencial ao Papa em Monte Real. Um primeiro-ministro a brincar às amas. O país olha para o lado. E indigna-se com o "Correio da Manhã". É a propaganda, senhores. É a propaganda.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site