Uma diplomata norte-coreana admitiu que um diálogo entre Pyongyang e Washington é “possível” e que acontecerá se “as condições” forem “certas”.

Esta afirmação de Choe Son-hui vem no seguimento das declarações feitas no início do mês pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que admitiu ser “uma honra” poder vir a conversar com o líder norte-coreano Kim Jong-un.

Choe, responsável pelas relações norte-americanas no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, falou à BBC em Pequim. Admite o jornal britânico que “as condições” a que Choe se refere dizem respeito ao programa nuclear de Pyongyang.

Uma possível abertura do diálogo entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos envolveria um acordo — semelhante ao que foi feito com o Irão — para desmantelar ou reduzir o arsenal nuclear de Pyongyang.

Trump já admitiu no passado que preferia resolver “a questão” norte-coreana “de forma diplomática”. Pela mesma altura disse também que um “grande, grande conflito” é possível.

A tensão entre os dois países tem-se agravado nos últimos meses, com ambos a conduzirem testes balísticos e ensaios militares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR