Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Boa noite. Fechamos aqui o liveblog que acompanhou a visita do Papa Francisco a Fátima. Obrigada por ter estado connosco!

  • As declarações do Papa a bordo: abusos sexuais, Trump, peste na Igreja e paz

    O Papa Francisco aterrou este sábado no aeroporto Roma, depois de uma visita de cerca de 24 horas a Portugal. Na viagem de cerca de duas horas e meia, o Papa falou aos jornalistas a bordo do avião da TAP. E abordou temas como o dos abusos sexuais na Igreja ou a mensagem de paz que levou de Fátima. Mas recusou falar sobre Donald Trump.

    As palavras do Papa no voo que o levou de Fátima: abusos sexuais, Trump, a “peste” na Igreja e a mensagem de paz

  • Marcelo agradece "inesquecível peregrinação" de Papa Francisco

    Depois do Papa Francisco ter aterrado em Roma, o Presidente da República enviou uma mensagem de agradecimento através da página oficial do Presidência da República Portuguesa.

    Portugal agradece a inesquecível peregrinação de Vossa Santidade a Fátima, Marcelo Rebelo de Sousa”, pode ler-se na página.

  • Túmulos dos santos Jacinta e Francisco com procura fora do comum

    Os túmulos dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, elevados este sábado a santos em Fátima pelo papa Francisco, tornaram-se o local de maior procura na Cova da Iria, com centenas de peregrinos a procurarem ali uma oração.

    Às 18h00, cinco horas depois do final da peregrinação que celebrou o Centenário das Aparições, os peregrinos ainda se amontoavam nas escadas por detrás do altar principal do Santuário de Fátima e, numa fila demorada, cumpriam um último esforço, agora até acrescentado com o sacrifício que a chuva provoca e que atinge a Cova da Iria desde que Francisco saiu de Portugal. O papa Francisco canonizou este sábado Jacinta e Francisco, os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica.

    Aproveitei o facto de ter vindo em peregrinação e, já que aqui estou, visito novamente os túmulos. Agora são santos, é diferente, não é?”, disse à agência Lusa João Vaz, 38 anos, que viajou de Santa Comba Dão.

    Apesar da chuva e acompanhado de um amigo, João Vaz explicou estar disponível para aguentar duas horas de fila até chegar aos túmulos e elogiou a peregrinação presidida por Francisco, que terá somado nos dois dias aproximadamente um milhão de pessoas. Vitória Magalhães, de Santarém, assumiu um cansaço “pouco normal”, depois de ter passado a noite no Santuário “para estar mais próxima” do papa, mas manifestou-se também “ainda em forma” para visitar os túmulos. Tal como João, quer ter a primeira experiência de visitar os túmulos dos mais jovens santos da Igreja Católica.

    O santuário, por outro lado, regressa à sua vida normal fora das grandes peregrinações, com o lixo a ser rapidamente retirado do local e com os peregrinos, aos poucos e poucos, a também abandonarem o local.

    (Lusa)

  • Comerciantes de Fátima registam aumento de vendas mas esperavam mais

    Comerciantes de Fátima registaram um aumento de vendas comparativamente com 2016, mas alguns dizem que estavam à espera de uma maior afluência às lojas este sábado e na sexta-feira, quando papa esteve na cidade.

    “Foi bom. Para nós foi fantástico, mas estávamos à espera de mais pessoas”, disse à agência Lusa Ana, funcionária de uma loja na Cova da Iria, sublinhando que no dia 11, quinta-feira, vendeu-se tanto “como a 12 de 2016”, o dia em que começa a peregrinação de maio. Naquela loja, os artigos mais vendidos foram o terço do centenário, imagens da Nossa Senhora de Fátima, porta-chaves e ímanes, sendo que a vinda do papa Francisco esta sábado e na sexta-feira também levou a um incremento da procura de produtos relacionados com o líder da Igreja Católica.

    No estabelecimento de produtos religiosos de Florinda Neves, o papa até tem saída, mas tem de estar “acompanhado da Nossa Senhora” para ser vendido, explicou. “Está a ser um pouco melhor do que o ano passado, que foi horrível, mas não foi aquilo que estávamos à espera. Andou tudo atrás do papa”, lamenta a proprietária, referindo que durante o dia, enquanto Francisco esteve em Fátima, as lojas estavam “desertas”.

    “Já se sabe que quando vem cá um papa, ninguém compra nada”, disse Maria Vieira, que trabalha no ramo há cerca de 50 anos. Apesar disso, o negócio, sublinha, tem corrido bem comparativamente com anos anteriores. Se há 50 anos só se vendia nos dias 12 e 13 de maio (os dias da peregrinação) e passava-se o resto da semana a ler “a revista ou o jornal”, hoje já não é assim. Por lá, também o terço do centenário foi o rei das vendas, tendo esgotado logo no dia 11.

    No espaço de Bruno Marques, se houvesse mais terços do centenário também se vendiam. Para o proprietário do espaço, este foi um ano bom para as vendas. A vinda do papa e a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco levaram a um aumento do interesse por produtos relacionados com essas figuras, mas a Nossa Senhora, assegura, continua a ser a que motiva mais vendas.

    (Lusa)

  • Operação Fátima 2017 decorreu com toda a tranquilidade

    A Operação Fátima 2017, que serviu para acompanhar a visita do papa Francisco a Portugal, na sexta-feira e no sábado, decorreu com toda a normalidade e tranquilidade, disse este domingo o Governo.

    Uma nota de imprensa do gabinete da secretária geral do Sistema de Segurança Interna sintetiza que “no momento em que termina a visita de Sua Santidade o Papa Francisco a Portugal”, o gabinete, “em nome de todas as forças e serviços de segurança envolvidos na Operação Fátima 2017, reitera que tudo decorreu plenamente como previsto, com total normalidade e tranquilidade”.

    A nota acrescenta que, das 00h00 de sexta-feira até às 24h00 do mesmo dia, no domínio da proteção e socorro, foram assistidos 927 peregrinos, acionadas 88 emergências pré-hospitalares e promovidos 18 transportes para os hospitais.

    O comunicado acrescenta que no “âmbito da reposição do controlo documental de pessoas nas fronteiras (terrestre, marítima e aérea), foram controladas 66.372 pessoas, com 23 recusas de entrada, por questões documentais. Foram realizadas 62.953 fiscalizações: 39.929 a pessoas, 23.001 a viaturas, 18 a embarcações e cinco a comboios.

    A informação acrescenta que foram efetuadas 20 detenções, destacando-se um por crime de burla, 14 por posse de arma proibida e um por falsificação da notação técnica. Ainda nota para a apreensão de três viaturas, 16 armas brancas, 40 munições e 1.650 euros.

    (Lusa)

  • As 23 horas e 43 minutos do Papa em Portugal

    Francisco nem chegou a estar um dia completo em Fátima — mas foi um dia bem cheio. O Observador acompanhou a visita do pontífice hora a hora.

    As 23 horas e 43 minutos do Papa em Portugal

  • Papa Francisco já aterrou em Roma

    Depois de menos de 24 horas em território português, o Papa Francisco chegou ao aeroporto de Ciampino, em Roma, às 19h20 locais (18h20 em Lisboa), no avião “Grão Vasco” da TAP. A viagem durou cerca de duas horas e meia e o Papa chegou cerca de 15 minutos mais tarde do que o previsto.

  • Quase 1.400 peregrinos assistidos em Fátima nos serviços de saúde

    Quase 1.400 peregrinos foram assistidos até às 15h00 deste sábado nos serviços de apoio à saúde em Fátima, tendo 61 deles sido transferidos para os hospitais onde receberam cuidados mais diferenciados, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

    A mesma fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) adiantou que um dos 61 feridos transferidos para as unidades hospitalares foi helitransportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

    Segundo a ANPC, 1.392 peregrinos foram assistidos nos postos do INEM, Cruz Vermelha Portuguesa e Bombeiros, meios de saúde disponíveis junto ao Santuário de Fátima.

    Estes dados referem-se aos atendimentos registados entre quinta-feira e as 15h00 deste sábado no âmbito da operação de proteção e socorro montada para a visita do papa Francisco a Fátima.

    Num balanço provisório feito à Lusa, o comandante nacional de operações de socorro, Rui Esteves, afirmou que o dispositivo especial montado para a visita do papa foi “o adequado”, bem como o posicionamento dos meios.

    Rui Esteves adiantou que os dados disponíveis, até este momento, permitem concluir que a operação correu “em função do planeado”.

    Segundo o comandante da ANPC, os meios humanos e materiais estiveram disponíveis para qualquer circunstância.

    Rui Esteves apelou ainda aos peregrinos para que viagem de regresso a casa seja feita em segurança, tal como aconteceu na vinda para Fátima.

    O dispositivo especial de proteção e socorro está ativo desde quarta-feira e vai ser desativado às 20h00 no domingo, tendo sido os meios reforçados entre sexta-feira e sábado.

    Este dispositivo envolveu um total de 980 operacionais, mas apenas estiveram no terreno 668, uma vez que os restantes 312 só eram acionados em caso de uma situação excecional.

    (Lusa)

  • Ourém realça articulação num centenário que ajuda a afirmar Fátima no mundo

    O presidente da Câmara de Ourém realçou este sábado o trabalho feito em conjunto entre as diferentes entidades envolvidas na organização do Centenário das Aparições, um evento que ajudou a afirmar Fátima no mundo.

    “Estou absolutamente convencido de que correu muito bem”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, sublinhando que na preparação da receção do papa Francisco em Fátima havia “mil problemas que era preciso resolver” e que tudo acabou por funcionar.

    Segundo o autarca, o trabalho conjunto entre as diferentes entidades, como o Santuário de Fátima, a GNR, a Proteção Civil e os Bombeiros deu um “grande sinal” às pessoas que se deslocaram à Cova da Iria este sábado e na sexta-feira. A organização do trânsito dentro da cidade funcionou e houve só “alguns problemas” com os ‘transfers’ para as bolsas de estacionamento, após a procissão das velas, na noite de sexta-feira, face aos milhares de pessoas que procuraram este serviço “ao mesmo tempo”, referiu.

    Para Paulo Fonseca, a mensagem que o líder da Igreja Católica transmitiu nas celebrações contribui “para que o mundo reencontre o seu caminho”, mas ao mesmo tempo também ajuda a incrementar “a visibilidade de Fátima enquanto cidade da paz”.

    O presidente da Câmara de Ourém frisou ainda que Fátima, para além de precisar de preservar a sua mensagem, tem agora de apostar em elementos como a criação de uns Caminhos de Fátima à imagem dos de Santiago de Compostela. “Fátima pode afirmar-se como elemento espiritual, mas também como produto turístico”, frisou o autarca.

    (Lusa)

  • Bispo de Leiria-Fátima. Francisco deu dimensão "histórica” ao Centenário das Aparições

    O bispo de Leiria-Fátima disse este sábado que o momento da canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco pelo papa foi um “dia memorável, cheio de beleza e espiritualidade”.

    António Marto falava à agência Lusa após o papa Francisco abandonar o território português, cerca de 24 horas depois de ter chegado para presidir ao Centenário das Aparições. Para Fátima, disse António Marto, este foi o “momento alto” das comemorações do Centenário.

    O prelado disse também que se juntaram três eventos num só dia: ”O centenário das aparições, a canonização dos pastorinhos e a presença do papa, que dá uma dimensão histórica à ocasião”. “Esta vinda superou as expectativas. Até o tempo ajudou, porque estava previsto chuva de manhã”.

    (Lusa)

  • Marcelo confessa que Papa era para vir apenas por umas horas. E esteve dois dias

    Marcelo Rebelo de Sousa confessou, já depois de Papa Francisco levantar voo, que no plano inicial o líder da Igreja Católica só era para ter ficado algumas horas em Portugal e apenas no dia 13. Mas com a ajuda do núncio apostólico, Rino Passigato — que Marcelo chamou de “aliado secreto” — foi possível que Francisco chegasse a Portugal no dia 12 e ficasse quase 24 horas no país.

    O Presidente da República revelou ainda que Francisco tem “recusado convites de outros países” e, inclusivamente, “acaba de recusar um convite de um país vizinho [Espanha].” Marcelo confessou ainda que, no caminho final até ao avião, o Papa Francisco lhe disse que a visita “ultrapassou todas as expectativas” e que ficou impressionado com o “calor humano”, mas também por ser um “calor moderado.”

    O Presidente da República registou ainda que o Papa “rejuvenesceu de ontem [sexta-feira] para hoje [sábado]” e confidenciou que o Papa ficou muito contento com o “tempo”, falando na “ajuda lá de cima”. A chuva não foi castigadora para o Papa, já que choveu pouco nos momentos ao ar livre do líder da Igreja Católica.

    Marcelo disse ainda que o Papa quis deixar aos portugueses uma “palavra de reconhecimento”, tanto aos “crentes que estiveram em Fátima”, como também aos “não crentes”, que “respeitaram e até demonstraram admiração pessoal pelo Papa”. O Presidente apontou ainda que o Papa é “mediador” em vários conflitos, destacando que o Papa agora “no avião vai trabalhar, segue com uma pastinha, e vai analisar uma série de questões internacionais, porque sente que tem uma palavra a dizer”.

  • Papa Francisco deixa Portugal

    O Papa Francisco saiu oficialmente do espaço aéreo português. Eram cerca de 16h10 quando o avião de TAP que transporta o Papa até Itália deixou Portugal, através da fronteira do distrito de Portalegre com Espanha. Deverá chegar a Roma cerca das 20h locais (19h00, em Lisboa).

  • Santuário visto dos céus

    Durante toda a visita do Papa, o P3 Orion da Força Aérea esteve a garantir a segurança aérea sobre o Santuário. Pelo caminho, foi recolhendo imagens que registaram os milhares de peregrinos que se deslocaram a Fátima para a cerimónia deste 13 de maio.

    Força Aérea. O Santuário visto dos céus

  • Siga o trajeto do avião do Papa aqui.

    https://twitter.com/jfranciscogomes/status/863407337322708993

  • Avião com Papa Francisco já está a caminho de Roma

    O avião “Grão Vasco” da TAP, que transporta o Papa Francisco de volta Roma, já levantou voo. O líder da Igreja Católica esteve pouco menos 24 horas em Portugal (mais concretamente 23h43).

    Deverá chegar a Roma cerca das 20h.

    [jwplatform gJzmczAn]

  • Os dois caças F-16 estiveram 47 minutos a libertar espaço aéreo

    Antes do avião da TAP que transporta o Papa Francisco descolar, os dois caças F-16 estiveram cerca de 47 minutos a sobrevoar a zona aérea de Monte Real. Os dois caças levantaram voo por volta das 15h00 para libertar espaço aéreo. Os F-16 vão escoltar o avião da TAP até que sai do espaço aérea de soberania nacional.

  • Muita chuva em Fátima no momento da partida do Papa

    Começa a chover intensamente em Fátima ao mesmo tempo que os peregrinos vêem o avião do Papa dirigir-se para a pista através dos ecrãs gigantes.

    https://twitter.com/jfranciscogomes/status/863406020693024769

  • Trânsito intenso nas principais saídas de Fátima, mas sem paragens

    O trânsito este sábado à tarde intenso nas principais saídas de Fátima, principalmente no acesso a autoestrada 1 (A1), mas não se registam paragens, disse à agência Lusa fonte da GNR.

    “O acesso à A1 está com algum constrangimento, mas o trânsito está a circular”, adiantou a fonte do posto territorial da GNR de Fátima. Segundo a Guarda Nacional Republicana, regista-se ainda trânsito lento em algumas vias no interior de Fátima, existindo os maiores constrangimentos entre as rotundas norte e sul. O tráfego rodoviário é também elevado nas estradas municipais, numa altura em que os peregrinos abandonam o Santuário de Fátima, após as celebrações presididas pelo papa Francisco.

    O papa Francisco terminou este sábado uma visita de cerca de 24 horas a Fátima para as cerimónias de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

    (Lusa)

  • Com Francisco no avião, Marcelo é a estrela na base

    O Presidente da República voltou a ser o centro das atenções assim que o Papa Francisco entrou no avião. Marcelo Rebelo de Sousa é agora o mais solicitado na Base Aérea de Monte Real pelos populares e já tira as habituais selfies.

1 de 7