Salvador Sobral já tinha avisado numa entrevista: “de zero a dez” estava “treze” cansado de cantar “Amar pelos Dois” sempre da mesma maneira nos ensaios da Eurovisão. Por isso, num dos últimos ensaios de roupa, decidiu improvisar e dar um outro toque à canção que representa Portugal no Festival da Canção em Kiev. Pelo meio, imitou o som de um trompete recorrendo apenas aos lábios e às mãos, como fez já muitas vezes em palco. Quem estava na sala e assistiu, aplaudiu. “Desculpem, mas às vezes tenho de cantar coisas diferentes”, disse no final da atuação.

O representante de Portugal fez o último ensaio antes da grande final na sexta-feira à noite. Foi o ensaio mais importante porque foi com base nele que o júri distribuiu os pontos pelos vinte e seis concorrentes apurados para a final. A pontuação dada a cada concorrente vale 50% da avaliação final das canções: a outra metade será dada pelos telespectadores, que votarão através de chamada telefónica no final da gala da noite deste sábado — mas sem poder votar no próprio país. Não há vídeos nem fotografias do último ensaio porque não é permitido fazer qualquer gravação ou captação de imagem durante a atuação, por ordens da organização da Eurovisão.

Salvador Sobral continua em primeiro lugar nas casas de apostas, nas sondagens públicas e nas redes sociais como favorito à vitória do Festival da Canção, que este ano se realiza em Kiev, capital ucraniana. Se Portugal vencer, fica com a responsabilidade de organizar o evento Eurovisão no próximo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR