Os custos do trabalho aumentaram 2,6% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, devido a um crescimento de 3% nos custos salariais e 1,4% em outros custos, indicou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística.

Segundo o INE, os custos de trabalho das entidades empregadores – uma média calculada por hora efetivamente trabalhada – subiram devido ao custo médio por trabalhador e também de uma redução de horas efetivamente trabalhadas.

O INE explica que o custo médio por trabalhador subiu em quase todas as atividades, com exceção da Administração Pública, onde os custos terão descido. Já a redução do número de horas trabalhadas aconteceu em todas as atividades económicas.

A Indústria terá sido o setor de atividade onde os custos mais subiram, com um crescimento global de 4,4%, um aumento justificado particularmente pelo aumento de 4,2% nos custos salariais.

Os números da União Europeia para o primeiro trimestre ainda não são conhecidos, mas, em comparação com o último trimestre do ano passado, Portugal estaria largamente acima da média de 1,7%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR