A atividade económica do Brasil, medida pelo índice do Banco Central (IBC-Br), cresceu 1,12% no primeiro trimestre do ano, informou etsa segunda-feira o Governo do país.

O indicador sinaliza que o Brasil caminha para sair da grave recessão económica que perdura há pelo menos dois anos, período em que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registou fortes quedas de 3,6%, em 2016, e de 3,8%, em 2015.

A comparação com o resultado obtido nos três primeiros meses deste ano frente ao mesmo período de 2016 mostra que houve um crescimento de 0,29% da atividade económica no país. Em março, porém, o índice apontou uma queda de 0,44% da atividade relativamente a fevereiro.

O IBC-Br é considerado um sinalizador do PIB brasileiro já que mede mensalmente o desempenho da indústria, comércio, serviços e agropecuária, principais categorias usadas no cálculo da riqueza produzida no país.

O resultado oficial do PIB brasileiro do primeiro trimestre do ano será divulgado no próximo dia 1 de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR