O atual vereador em Lisboa e ex-presidente da autarquia de Sintra, Fernando Seara, vai ser o candidato social-democrata à Câmara Municipal de Odivelas nas próximas eleições autárquicas, confirmou à Lusa o líder da distrital do PSD de Lisboa.

A distrital aprovou hoje [segunda-feira] Fernando Seara para a Câmara Municipal de Odivelas, um nome altamente experimentado, um homem que ganhou três maiorias absolutas em Sintra e que acreditamos que vai ganhar mais uma vez”, afirmou Miguel Pinto Luz.

Segundo o dirigente social-democrata, o antigo presidente da Câmara de Sintra, entre 2002 e 2013, é “um autarca conhecido e reconhecido, de que Odivelas precisa para estar no mapa em que nunca esteve”. “É com um enorme regozijo que anunciamos Fernando Seara para a Câmara de Odivelas, um nome forte e uma aposta forte da distrital de Lisboa do PSD”, reforçou Miguel Pinto Luz.

O também vice-presidente da Câmara de Cascais notou que, quando Fernando Seara perdeu nas anteriores eleições autárquicas para o socialista António Costa, “toda a gente sabia que era uma batalha difícil”, mas o social-democrata “deu a cara e o PSD está agradecido pelo que fez em Lisboa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Miguel Pinto Luz recordou que, até muito perto das eleições, perante as dúvidas suscitadas por movimentos de cidadãos em relação às candidaturas de autarcas que tinham atingido o limite de três mandatos por um município, “foi uma situação muito complexa, mas em que Fernando Seara levou o barco a bom porto até ao fim”. Uma fonte do PSD admitiu que Fernando Seara venha a concorrer também com o CDS-PP, apesar de a coligação ainda não ter sido formalizada entre os dois partidos.

Fernando Roboredo Seara, de 61 anos, natural de Viseu, advogado, foi professor universitário de Direito, deputado pelo PSD e é também reconhecido enquanto sócio do Sport Lisboa e Benfica e como comentador desportivo. Eleito vereador pela coligação Sentir Lisboa (PSD/CDS-PP), Fernando Seara suspendeu recentemente o mandato por motivos de saúde.

O atual executivo de Odivelas, liderado pelo socialista Hugo Martins, é composto por seis eleitos do PS, dois do PSD, também com competências delegadas, e três da CDU.

Nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 1 de outubro, a CDU já anunciou a candidatura à presidência da câmara de Fernando Painho Ferreira, enquanto o Bloco de Esquerda concorre com Paulo Sousa.