Considerado já o maior recall realizado pela marca de Estugarda nos EUA, envolvendo o modelo em questão, a Porsche acaba de anunciar a chamada às oficinas de 51.497 unidades do seu mais recente SUV, o Macan, só nos EUA. A convocatória, que envolve também versões GTS e Turbo, e não se fica apenas pelos Estados Unidos, englobando igualmente 8.346 carros a circular no Canadá, resulta de uma possível fuga de combustível.

Segundo revela o próprio fabricante, em causa estarão unidades do Macan fabricadas entre 4 de Março de 2014 e 14 de Abril de 2107, as quais poderão vir a apresentar fissuras no filtro da bomba que injecta a gasolina. Deixando, a partir daí, escapar “uma pequena quantidade” de combustível, que poderá dar origem ao aparecimento de odores no carro.

Apesar do recall, a Porsche garante não ter ainda conhecimento de que o problema tenha sido sentido por qualquer cliente. Ainda assim, a marca entende que será preferível que as oficinas da marca vistoriem os carros em questão, substituindo, sempre que necessário, a peça que está na origem do problema. Sendo obviamente pouco aconselhável uma fuga de gasolina – combustível altamente inflamável – em veículos com motores em que os colectores de escape atingem temperaturas muito elevadas, sobretudo no caso de serem motores sobrealimentados.

Recorde-se que este não é o primeiro recall de que o Macan é alvo nos EUA. Ainda em 2015, e segundo dados da entidade federal norte-americana para segurança rodoviária, a National Highway Traffic Safety Administration, 21.835 unidades do Macan, Model Year 2015 e 2016, tiveram de passar pelas oficinas da marca, devido a uma perda de pressão na injecção do combustível, que poderia dar origem a perdas de gasolina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já em 2017, 17.871 unidades das versões S e Turbo fabricadas em 2015 e 2016, e do GTS produzido em 2017, foram igualmente convocadas para a reparação do sensor que detecta a presença de passageiro no banco dianteiro. O qual, ao falhar, deixaria de activar, em caso de acidente, o airbag.

Estes problemas são tão mais graves quanto o Macan é o modelo mais popular da Porsche nos EUA, a qual, só até Abril, já entregou mais de 7.037 unidades do SUV, contra as 5.481 unidades entregues no mesmo período de 2016. De resto e ao longo do último ano, a Porsche vendeu um total de 19.332 unidades do Macan, facto que faz deste modelo o principal contribuinte para os 54.280 carros vendidos pelo fabricante de Estugarda, em Terras do Tio Sam. E isto, apesar de, no horizonte, se apresentar já o mais recente restyling do modelo.

Em relação a Portugal, não é ainda conhecido o número de unidades problemáticas, nem qual a estratégia da marca para tentar sanar tão rapidamente quanto possível a situação.