Prevêem-se subidas entre três e sete graus em Portugal Continental, com algumas regiões a atingirem a máxima superior a 30 graus. A informação é dada pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

Com previsão para uma descida a partir de quarta feira, a metereologista Paula Leitão, em declarações à Rádio Renascença adiantou que vai existir “uma subida acentuada de temperatura. Para hoje [segunda feira] estamos a prever 29 graus em Lisboa, em Vila Real 26 e no Alentejo vão estar acima dos 30/31”.

A especialista aponta também para a existência de nebulosidade nas regiões do Norte e Centro, podendo existir a “ocorrência de alguns aguaceiros dispersos e pouco frequentes”. Acrescentou que a subida de terça feira será muito ligeira [1 a 3 graus] e que a descida de temperaturas na quarta feira será acentuada. “Na quarta-feira, a tendência já é para uma descida acentuada [3 a 7 graus] das temperaturas e condições para alguma precipitação”, salientou a meteorologista.

De acordo com o IPMA, as regiões de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, penhas Douradas, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Funchal e Porto Santo (Madeira), Angra do Heroísmo (ilha Terceira), Horta (Faial) e Santa Cruz das Flores (Flores), nos Açores, apresentam hoje risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação UV.

As regiões de Braga, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Ponta Delgada (ilha de São Miguel) estão em risco ‘elevado’ de exposição à radiação UV. O instituto desaconselha a exposição de crianças ao sol e recomenda o uso de óculos sol, protetor solar e chapéu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR