A informação está a ser avançada pelo New York Times e acrescenta uma complicação à crise da divulgação de informação classificada por parte do Presidente dos Estados Unidos à Rússia. Israel é não só um dos mais importantes aliados do país como uma das principais fontes dos seus serviços de inteligência na região do Médio Oriente.

O facto de Donald Trump ter alegadamente partilhado informação classificada com origem naquele país com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia poderá dar origem a uma crise diplomática, dizem os analistas norte-americanos. Ou não fosse um dos principais aliados da Rússia o Irão, cuja hostilidade para com Israel é por demais conhecida.

Apesar de confrontado com a possibilidade de informação secreta recolhida por agentes israelitas poder cair, via Rússia, nas mãos dos iranianos, o embaixador de Israel nos Estados Unidos, ao mesmo jornal e em comunicado, garantiu que a cooperação entre os dois países no que toca ao contraterrorismo vai manter-se.

“Israel tem plena confiança na relação de partilha de informação que tem com os Estados Unidos e espera aprofundar ainda mais essa relação nos anos vindouros, com o Presidente Trump”, escreveu Ron Dermer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR