Desvendado oficialmente no passado dia 7 de Março, o DS7 Crossback é o primeiro SUV da ainda jovem marca francesa DS, cujas primeiras unidades deverão começar a ser entregues aos clientes no início de 2018. Bem, não todas. Um cliente, em particular, terá sido digno de alguma antecipação e recebeu já a sua: trata-se de nada mais, nada menos que Emmanuel Macron, o novo Presidente da França. Que na pós-investidura, apesar da chuva, não deixou de desfilar na sua nova viatura presidencial.

[jwplatform 0aQBPc89]

Apesar de ainda faltarem cerca de sete meses para que a grande maioria dos futuros proprietários de um DS7 Crossback possam, também eles, desfilar com o seu novo carro, o mais jovem presidente da República Francesa desde Napoleão Bonaparte teve, assim, a honra de ser o primeiro a exibir um DS7 novinho em folha. E, isto, cerca de apenas dois meses após a sua apresentação mundial, em Genebra.

No entanto e no que ao novo carro do presidente de França diz respeito, importa salientar que não se trata, propriamente, de um DS7 normal, mas antes de uma versão única e especialmente concebida para uso de Emmanuel Macron. Equipada, entre outras soluções, com tecto de abrir, logótipos da República Francesa e um porta-bandeira na lateral dianteira do lado direito. E que, exibindo no exterior uma pintura “Ink Blue” e jantes de 20″ com elementos de personalização em dourado, surge conjugada com um interior revestido a couro negro Art Leather (Inspiração Opéra), ao qual foi adicionado uma criação francesa: a tela lacada concebida e fabricada pelo Atelier Maury.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform Q7vmKeL8]

De resto, embora nada tenha sido divulgado quanto à motorização escolhida para impulsionar a principal figura do Estado francês, a DS garante desde já que muitas das soluções e tecnologias presentes no automóvel presidencial serão igualmente disponibilizadas aos clientes ditos regulares, já a partir de Janeiro de 2018. Entre as quais, o DS Connected Pilot, “primeiro passo em direcção à condução autónoma”, e a DS Active Scan Suspension, “o sistema de suspensão da DS para o século XXI”. E que utiliza, inclusivamente, uma câmara para antecipar quaisquer irregularidades no piso.

Como curiosidade, refira-se que, apesar de ter sido sua a honra de estrear o DS7, Emmanuel Macron não será o primeiro Presidente de França a ter como viatura presidencial um DS. Já antes dele, também o General Charles De Gaulle, na década de 60; Georges Pompidou, nos primeiros anos de 70; assim como os seus sucessores Giscard d’Estaing, François Miterrand e Jacques Chirac fizeram de um modelo Citroën/DS o seu automóvel de Estado. Vamos lá recordar estes modelos históricos:

5 fotos