Incêndios

Incêndios. Governo garante equipamentos para todos os operacionais

Os operacionais envolvidos no combate aos incêndios florestais terão os equipamentos de proteção individual suficientes. A garantia foi dada pelo secretário de Estado da Administração Interna.

GONÇALO DELGADO/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantiu esta segunda-feira que todos os operacionais envolvidos no combate aos incêndios florestais têm os equipamentos de proteção individual suficientes.

“Toda a gente que vai para o terreno tem um equipamento de proteção individual (EPI) em condições”, disse Jorge Gomes aos deputados da comissão parlamentar de Agricultura e Mar, onde apresentou o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para 2017.

O secretário de Estado afirmou que os equipamentos de proteção individual (fardamento) de combate a incêndios são suficientes, mas admitiu uma renovação do EPI para o próximo ano devido à necessidade de algumas corporações de bombeiros terem um segundo equipamento. “Só um equipamento é pouco”, disse.

Jorge Gomes destacou também a importância da formação dos elementos envolvidos no DECIF, tendo este ano existido um reforço. Segundo o governante, este ano receberam formação mais 3.000 operacionais do que em 2016 e mais 4.300 do que em 2015.

Aos deputados, o secretário de Estado avançou também que a forma como a formação é ministrada na Escola Nacional de Bombeiros (ENB) tem que ser repensada, sublinhando que a ENB não deve estar centralizada em Coimbra. “A formação tem que ser descentralizada. A escola tem que ir aos locais e, se necessário, dar cursos pós-laborais”, disse.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Incêndios

Um governo debaixo de fogo

Luís Aguiar-Conraria

Cara ministra e caro secretário de Estado, acredito que fizestes o vosso melhor. Mas não chega. São necessárias qualidades de liderança que vós, visivelmente, não tendes. Ide de férias.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site