Logo Observador
Tech Auto

BMW M5 vai ter tracção à vontade do freguês

Ainda em desenvolvimento, o futuro BMW M5 estreará, entre outras novidades, uma nova tecnologia de transmissão. A qual permitirá ao "piloto" optar entre tracção traseira ou integral.

Autor
  • Francisco António

Com apresentação, muito provavelmente no próximo Salão Automóvel de Frankfurt, a futura geração BMW M5 continua o seu processo de desenvolvimento. Mas já é oficial: o M5 estreará uma nova tecnologia de transmissão, denominada M xDrive, a qual permitirá ao condutor escolher entre um carro com todas as características de um simples tracção traseira, e um M5 com todas as qualidades de um verdadeiro tracção integral.

A BMW esclarece que a tecnologia foi concebida de forma a assumir, por defeito e sempre que a ignição é ligada, o modo de tracção integral. Mesmo se, também aqui, com o eixo traseiro a adoptar um papel ligeiramente mais preponderante, face às rodas dianteiras. No entanto, uma vez seleccionado o modo M Dynamic, o sistema assume aquilo que a marca designa de modo “4WD Sport”. E que, basicamente, se caracteriza por acentuar ainda mais o papel dominante das rodas traseiras.

Finalmente, com o desligar completo do controlo dinâmico de estabilidade, o condutor continua não só a poder optar entre estes dois modos, como também configurar o carro num modo 2WD, em que a potência é exclusivamente enviada para as rodas traseiras. No fundo, trata-se de um sistema parecido ao utilizado pela Mercedes-Benz no novo AMG E63. Ora veja:

Ainda de acordo com a BMW, o futuro M5 utilizará uma versão melhorada do conhecido V8 4,4 litros biturbo também presente no M550i xDrive, sendo que, embora ainda não existam quaisquer dados oficiais, algumas publicações falam já em potências a rondar os 600 cv e num binário de 516 Nm, a par de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos. Tudo isto com o apoio de uma caixa automática de oito velocidades, que também se encontra no M550i.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.