Richard Rojas, condutor do carro que matou uma pessoa e feriu mais de duas dezenas esta quinta-feira, em Times Square, está a ser acusado de homicídio. O homem de 26 anos era um veterano da marinha americana e conduziu durante três quarteirões até ser parado pelas barreiras de segurança. Estava “a ouvir vozes”, confessou mais tarde à polícia.

O incidente, que provocou um morto e 22 feridos, quatro deles em estado grave, deu-se junto ao cruzamento da 45th Street com a 7th Avenue, em Times Square, uma zona movimentada de Nova Iorque. Richard Rojas, veterano da marinha dos EUA, de acordo com a polícia, já tinha sido detido quatro vezes por conduzir embriagado e ameaçar uma pessoa com uma faca.

Por este acidente em Times Square, Rojas foi acusado de homicídio em segundo grau e tentativa de homicídio, avançou um porta-voz da polícia de Nova Iorque na quinta feira, via email. A vítima mortal é Alyssa Elsman, uma rapariga de 18 anos do Michigan, que estava de visita à cidade.

“Era suposto terem-me alvejado. Eu queria matá-los”, disse o acusado depois do incidente, de acordo com a Reuters. Fontes contaram também à Associated Press que Rojas tinha vontade de morrer. Richard Rojas voltou do seu serviço na marinha com problemas de bebida e, segundo o amigo Harrison Ramos, publicava “coisas malucas” nas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não façam dele um terrorista. Ele serviu o seu país e quando voltou não teve ajuda de ninguém. Viveu tempos muito difíceis”, conta Ramos à Reuters.

O incidente aconteceu ao final da manhã desta quinta-feira (por volta das 17h, em Lisboa) e as autoridades descartaram rapidamente a hipótese de ataque terrorista. Está previsto que o acusado seja ouvido em tribunal esta sexta-feira, no qual deverá ser formalmente acusado.

Acidente em Nova Iorque. Número de feridos sobe para 22