A Skoda prometeu, a Skoda cumpriu. Acaba de ser apresentado em Estocolmo o Karoq, o novo SUV compacto que o fabricante de Mladá Boleslav começará a vender nos principais mercados europeus no próximo Outono e que, a Portugal, chegará durante o primeiro trimestre de 2018.

Como o Observador já havia dado conta, este é um modelo pleno de estilo e carácter, com um visual dinâmico e emotivo, naturalmente inspirado no do Kodiaq e imediatamente identificável com o seu construtor. Ainda assim, não deixa de possuir a sua própria personalidade, e o apelo extra que lhe é conferido pelas dimensões mais compactas, assim como por uma outra proporcionalidade entre os seus volumes. A partir do nível de equipamento Ambition, pode dispor de iluminação exterior integralmente por LED.

Com 4.382 mm de comprimento, 1.841 mm de largura, 1.605 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.638 mm (2.630 mm nas versões 4×4), o Karoq também garante oferecer uma habitabilidade generosa, suficiente para acomodar facilmente quatro passageiros adultos. A isso há que juntar uma bagageira cuja capacidade varia entre 521 litros com os cinco lugares montados, e 1.630 litros com o banco traseiro rebatido, mas que até pode chegar aos 1.810 litros. Para da mesma usufruir, basta eleger o opcional sistema VarioFlex, compostos pelos três bancos individuais traseiros reguláveis, rebatíveis e removíveis.

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Mas há mais para conhecer no habitáculo do SUV checo, ou não fosse este o primeiro Skoda a dispor de um painel de instrumentos totalmente digital, configurável e com quatro layouts disponíveis. O hotspot Wi-Fi é outro dos mimos com que pode brindar os seus ocupantes, ao que há que juntar os novos serviços de mobilidade Skoda Connect, divididos em dois grupos: informação e navegação, e assistência em caso de avaria ou emergência. Estando também disponíveis as três chaves individuais configuráveis, para outros tantos utilizadores, nas quais são gravadas, e automaticamente seleccionadas, as preferências de cada um em termos da selecção do perfil de condução e dos sistemas de assistência, a iluminação exterior e interior, a temperatura da climatização, a parametrização do sistema de infoentretenimento, o ajuste dos bancos (quando dotados de regulação eléctrica) e o aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros (sempre que este faça parte do equipamento do veículo).

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Cinco motorizações

A oferta de motores é composta por cinco opções, todas dotadas de injecção directa de combustível, turbocompressor, sistema stop/start e recuperação da energia da travagem, sendo quatro delas novas na gama da Skoda. Na sua base está o três cilindros 1.0 TSI com 115 cv e 175 Nm, capaz de permitir ao Karoq atingir 187 km/h, cumprir os 0-100 km/h em 10,6 segundos e anunciar um consumo médio de 5,2 l/100 km. Ainda entre as unidades a gasolina, destaque para o 1.5 TSI com sistema de desactivação de cilindros, 150 cv e 250 Nm, o suficiente para uma velocidade máxima de 204 km/h, 8,4 segundos nos 0-100 km/h e um consumo de 5,1 l/100 km em ciclo misto.

Passando aos diesel, na base da oferta está o 1.6 TDI de 115 cv e 250 Nm, em que a velocidade máxima é de 188 km/h, os 0-100 km/h cumpridos em 10,7 segundos e o consumo combinado de 4,5 l/100 km. Segue-se-lhe o 2.0 TDI de 150 cv e 340 Nm, para uma velocidade máxima de 207 km/h, 8,9 segundos nos 0-100 km/h e 4,4 l/100 km de consumo médio. A versão mais dotada é animada pelo 2.0 TDi de 190 cv e 400 Nm, garantindo atingir 211 km/h, não demorar mais de 7,8 segundos nos 0-100 km/h e gastar apenas 5,3 l/100 km em ciclo combinado.

O chassi, que conta com suspensões independentes nas quatro rodas (MacPherson na frente, e do tipo multilink, com quatro braços, atrás), pode ainda beneficiar do opcional amortecimento pilotado DCC. Um sistema disponível para as versões 1.5 TSI e 2.0 TDI de 150 cv e 190 cv, a partir do nível de equipamento Ambition, que oferece ao condutor quatro modos de funcionamento: Comfort, Standard e Sport.

À excepção da sua variante de topo, o Karoq é sempre proposto com tracção dianteira e caixa manual de seis velocidades, mas podendo montar opcionalmente a caixa pilotada DSG7 de dupla embraiagem e sete relações – incluída de série na versão 2.0 TDI de 190 cv, tal como a tracção integral. Sistema 4×4 este que a Skoda não especifica com que motores pode ser combinado, a não ser que o Koraq 1.5 TSI também o pode montar em opção, e que conta com uma embraiagem central multidiscos de controlo electrónico para gerir a repartição do binário entre os dois eixos.

Convite ao todo-o-terreno

A Skoda decidiu dedicar especial atenção aos amantes das incursões pelo fora de estrada. Desde logo porque o selector dos modos de condução, disponível em opção a partir do nível de equipamento Ambition (de série na versão 2.0 TDI de 190 cv), quando combinado com a tracção total, além dos Normal, Eco, Sport e Individual, inclui um modo extra, denominado Snow, especialmente adaptado ao todo-o-terreno.

Modo esse que, quando activo, não só intervém sobre o funcionamento do amortecimento pilotado DCC, do diferencial de bloqueio electrónico EDL (passa a contar com uma actuação mais rápida e incisiva) e do controlo de tracção e do ABS (mais permissivos), como é capaz de activar automaticamente, sempre que o considere necessário, os sistemas de assistência aos arranques em subida e de controlo electrónico de descidas HDC.

Quem pretenda ir ainda mais além, terá à sua disposição o pack Rough Road, composto pela protecção inferior do motor, por protecções específicas para a cablagem do sistema eléctrico e para os componentes dos sistemas de travagem e alimentação de combustível, e ainda por protecções adicionais em plástico para a carroçaria.

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Por fim, e como não poderia deixar de ser nos tempos que correm, os dispositivos de assistência à condução foram outras das apostas da Skoda para o novo Karoq. Que pode montar elementos como o cruise control adaptativo; o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem; o Emergency Assit (intervém quando os dois primeiros estão activos e o condutor não se mostra capaz de assumir o controlo do veículo quando a tal instado); a travagem de emergência com detecção de peões; a monitorização do ângulo morto; o sistema de leitura de sinais trânsito; e o sistema de monitorização do cansaço do condutor.