O secretário de Estado das Comunidades confirmou, este sábado, que um cidadão de nacionalidade portuguesa morreu e outros três foram detidos na sequência das manifestações na Venezuela contra as políticas do Governo do Presidente Nicolás Maduro.

“Há a confirmação de três portugueses detidos por seguimento das manifestações, que decorreram nestes últimos dias na Venezuela. E também podemos confirmar que faleceu um cidadão com nacionalidade portuguesa na terça-feira passada”, afirmou José Luís Carneiro, em declarações à TSF.

O secretário de Estado não quis revelar pormenores sobre a identidade da vítima, avançando apenas que se trata de “um cidadão com nacionalidade portuguesa [e] com 31 anos”.

Segundo a TVI24, a vítima é 0 biológo Diego Fernando Arellano Figueiredo, que foi atingido por uma bala de borracha no peito durante um protesto em San António de los Altos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

José Luís Carneiro adiantou ainda que foram reforçados os números de funcionários na embaixada portuguesa em Caracas. “Depois de termos contratado uma colaboradora para os serviços da embaixada com o perfil de assistente técnica, vamos colocar também mais um conselheiro social no fim do mês”, disse o secretário de Estado.

Segundo a Lusa, os três portugueses detidos manifestavam-se na localidade de Los Teques, no Estado de Miranda, a sul de Caracas. A detenções tiveram lugar na segunda-feira, sendo que inicialmente os portugueses foram dados como desaparecidos.

Pelo menos três portugueses detidos por protestos contra Nicolás Maduro na Venezuela