A Autoridade Marítima Nacional aconselhou esta segunda-feira atenção e cuidado redobrado nas praias, frisando que, apesar do aumento do calor, o estado do mar e das praias ainda não é seguro.

Em comunicado en viado à agência Lusa, a Autoridade Marítima salienta que “as condições do estado do mar, a temperatura da água do mar ainda baixa e a configuração das praias não estão favoráveis à prática balnear”. “Grande parte das praias” estão ainda “sem vigilância e sinalização” e só há nadadores onde os concessionários já abriram portas, uma condição obrigatória que é fiscalizada pela Polícia Marítima.

As ondas ainda estão fortes e há fundões junto à linha da água, que ainda está fria e pode levar a choques térmicos. A irregularidade da areia e os declives levam à formação de correntes fortes e agueiros, alerta a Autoridade, que aconselha a que se evite nadar ou caminhar junto à rebentação e recomenda cuidado especial com as crianças.

No domingo, uma criança que estava na água com o pai desapareceu no mar na praia de São Torpes, na costa alentejana, e ainda está a ser procurada pela Polícia Marítima. Trinta e seis pessoas morreram afogadas entre 1 de janeiro e 1 de maio deste ano, metade das quais no mar, segundo os dados divulgados pelo Observatório do Afogamento, da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR