As startups portuguesas Muzzley, Cuckuu, D-Orbit, eSolidar, GFoundry, Glexyz, Kinetikos, MITMYMIND, CRIAM, Petable, Tripaya e Kide têm uma missão ambiciosa: “vender”, em dez minutos, o seu projeto e a sua visão do futuro a Laura Grimmelmann, da Accel Partners. Em causa estão valores que podem ir de 500 mil a dez milhões de euros em investimento Seed (semente) e Series A, da capital de risco que já investiu em gigantes tecnológicas como Facebook, Spotify, Slack ou Dropbox. Esta iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) faz parte da jornada empreendedora WE’BIZ Talk & SPA Demo Day, que decorre esta terça-feira, na sede da organização, no Porto.

O objetivo, diz o presidente da ANJE, Adelino Costa Matos, é aproximar o “ecossistema português do pelotão de nações que lidera o investimento de capital de risco no continente europeu”. Por isso, a ANJE vai promover uma ronda de investimento com a Accel Partners, considerado um dos dez agentes de investimento de capital de risco de referência no ecossistema global, segundo a Forbes.

Com diferentes objetivos, as startups estão à procura de capital para completar o fit to market (adaptação ao mercado), otimizar o modelo de negócio, arrancar o processo de expansão ou do processo de desenvolvimento dos projetos.

A investidora, com experiência em negócios focados nas áreas de software, dados ou serviços direcionados ao consumidor, vai ainda partilhar detalhes sobre a atividade diária da gestão de investimentos na capital de risco e revelar o perfil de negócios, bem como a tipologia de investimentos procurados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trata-se de uma montra de financiamento apetecível para o panorama de investimento nacional e que abre portas para geografias de referência no mercado global, uma vez que a Accel Partners tem papel ativo nos ecossistemas do Reino Unido, Índia e Estados Unidos da América”, referiu o presidente da ANJE, em comunicado.

Esta iniciativa é um dos ponto da programação do evento que é feito das histórias de startups tecnológicas em fase inicial, scaleups portuguesas e internacionais, unicórnios (empresas que valem mais de mil milhões de dólares), mentores e investidores, que vão partilhar as experiências de quem errou, resistiu, cresceu e singrou no mercado global.

De startup a scaleup

Ainda durante o dia, dez projetos que integram o Startup Porto Accelerator, programa de aceleração tecnológico da ANJE com o INESC TEC, vão apresentar os seus negócios perante uma plateia de potenciais clientes e investidores.

Os projetos da Bnesis, Flatcrasher, Framie, Gamestars, Infinite Foundry, Sellit, Promptly, Scrutinit, XTrendi e Cosoftw foram os escolhidos, depois de terem integrado um programa de sete semanas com workshops e sessões intensivas de mentoria sobre gestão de startups, rondas de pitch (apresentação), networking, captação de financiamento, canais de marketing e vendas, exigências legais da criação de negócios em Portugal. Estas sessões foram orientadas por mentores como Cristobal Alonso (líder da Startup Wise Guys), Alina Bezuglova (cofundadora da Rutech Ventures), Dorottya Gál (Head do Techlab Design Terminal), João Guimarães (Teixeira & Guimarães) ou Rui Brás Fernandes (responsável tecnológico da Cisco Portugal).

Este será um momento de avaliação da evolução dos empreendedores desde o início do Startup Porto Accelerator e aferir o seu estado de preparação para a próxima etapa do programa, que inclui a incubação, aceleração, em estruturas da ANJE e do INESC TEC, e uma visita ao ecossistema de Silicon Valley, detalhou Adelino Costa Matos, em comunicado.

Do unicórnio MindMaze ao “falhanço” na Química do ex-Uber Romain David

Na tarde desta terça-feira, o painel “Surfing the Tech Revolution” vai reunir representantes da Uber, Accel Partners, MindMaze e da GoEuro para ajudar empreendedores a definirem os próximos passos para escalarem os seus negócios.

O evento quer partilhar exemplos na primeira pessoa de startups, scaleups e unicórnios que erraram, cresceram e conseguiram ser bem sucedidos no mercado global. A MindMaze, por exemplo, é uma startup unicórnio europeia que desenvolveu uma plataforma de computação capaz de captar a atividade cerebral e criou um novo sistema operativo para computadores, com aplicação nos setores da saúde e dos videojogos.

Romain David combina fracasso, sucesso, tecnologia, investimento, startup, scaleup e unicórnio na sua história. Começou por fracassar quando era estudante de Química, mas acabou por chegar à equipa que desenvolveu o iPhone. Passou depois pela Uber e cofundou a Meexo, uma experiência mobile, desenhada para conhecer novas pessoas, que acabou por ser comprada pela promotora de concertos Live Nation.

Também Jorge Brás, cofundador da Pathena, empresa portuguesa especializada em investimentos em negócios na área das Tecnologias de Informação, vai contar a sua experiência no primeiro exit (momento em que uma startup sai da esfera dos investidores de capital de risco para ser adquirida por outra ou entrar em bolsa) bem sucedido de uma empresa tecnológica em Portugal – a Enabler – que desenvolveu uma solução focada no setor da distribuição.

A jornada empreendedora levada a cabo pela ANJE será encerrada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que vai dar o pontapé de saída da semana Start & Scale, que vai decorrer de 27 de maio a 3 de junho. É uma iniciativa do ScaleUp Porto, a estratégia do município para o empreendedorismo e inovação.