A divulgação de escutas telefónicas do Presidente do Brasil é negativa do ponto de vista da análise da qualidade do crédito mesmo que não resulte na destituição de Temer, considera a agência de notação financeira Moody’s.

“Apesar de não serem claras as implicações para Michel Temer, as consequências políticas das alegações são negativas do ponto de vista do crédito soberano porque vai provavelmente atrasar o fôlego das reformas”, dizem os analistas numa nota de análise.

No documento, afirma-se também que “se o escândalo político continuar por resolver, o crescimento económico arrisca-se a ser prejudicado”.

O escândalo de corrupção, investigada pela operação judicial Lava Jato, alargou-se a 18 de maio ao Presidente brasileiro com a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em causa está uma gravação de uma conversa entre o empresário Joesley Batista, da empresa JBS, e Temer sobre o alegado pagamento de uma verba ao ex-deputado Eduardo Cunha, que foi presidente do Congresso (parlamento) e principal aliado de Temer no afastamento de Dilma Rousseff da Presidência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nessa conversa, de acordo com os áudios divulgados, o Presidente terá recomendado ao empresário manter o pagamento de uma verba regular a Eduardo Cunha, acusado de vários crimes de corrupção.

“Não é claro como serão resolvidas as acusações, nem se isso vai envolver outra transição política” no Brasil, dizem os analistas da Moody’s, vincando que “mesmo que o Presidente se mantenha no cargo, o escândalo pode minar a qualidade do crédito do Brasil uma vez que o recente momento económico positivo pode ser parado ou revertido”.

A Moody’s teme que o caso “possa dispersar o foco de fazer avançar as reformas, que são críticas para melhorar a força orçamental do Brasil”.

Para além disso, salientam os analistas, “a turbulência política e as suas implicações em termos de políticas vão pesar na confiança dos investidores, revertendo a recente recuperação económica do Brasil”, que melhoraram significativamente deste que Temer chegou à Presidência.