Líder destacada do mercado norte-americano em termos de soluções de captação e conversão de energia solar para residências, a empresa SolarCity foi adquirida pelo fabricante de automóveis eléctricos Tesla com o objectivo de ajudar a uma mais rápida implantação dos sistemas de acumulação de energia e carregadores para carros eléctricos que a companhia de Elon Musk tem vindo a desenvolver. Confrontada com esta situação, a alemã Mercedes-Benz não baixou os braços e acaba de celebrar uma aliança com a segunda maior fabricante de soluções solares para o mercado residencial americano, a Vivint Solar, com a ajuda da qual se dispõe a tentar ganhar, com a sua versão de acumuladores eléctricos residenciais, esta corrida à rival norte-americana.

“À medida que a Mercedes-Benz vai electrificando a sua frota, o armazenamento de energia solar torna-se um aspecto cada vez mais essencial, nos esforços para tentar abastecer os veículos com energia verdadeiramente limpa”, afirma o CEO da Mercedes-Benz Energy Americas, LLC, Boris von Bormann.

Com as baterias desenvolvidas pela Mercedes-Benz, que são um exemplo da elevada capacidade tecnológica da marca, e os sistemas de alta qualidade de captação de energia solar da Vivint Solar, temos uma solução que permite aos nossos clientes darem o próximo passo rumo a um futuro energicamente sustentável”, acrescenta.

Já o CEO da Vivint Solar, David Bywater, afirmou que escolher trabalhar com a Mercedes-Benz, “um líder em termos de inovação no armazenamento de energia”, foi uma decisão “fácil” de tomar. “Nós acreditamos que o seu sistema de armazenamento de energia vai deslumbrar os nossos clientes e impressioná-los com os seus ambiciosos planos, em termos de futuro. Estamos desejosos de poder oferecer esta solução inovadora aos nossos clientes, a começar pelos mercados da Califórnia, também como forma de impulsionar o consumo de energia renovável.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Importa referir que a solução de acumuladores residenciais concebida pelo fabricante alemão é substancialmente diferente da Powerwall da Tesla, desde logo, pelo facto de serem compostos de módulos de 2.5 kWh, que podem ser aglomerados até um máximo de 20 kWh.

Segundo a Vivint Solar, os acumuladores residenciais da Mercedes deverão surgir no mercado norte-americano com preços entre os 5.000 e os 13.000 dólares (entre 4.459 e 11.593€), dependendo do número de módulos instalados, assim como de outras variáveis. Sendo que a ideia, ao instalar este tipo de sistemas, é que o consumidor tenha um maior controlo sobre o tipo de electricidade que consome e os preços a que a paga.

Com este sistema, a bateria de armazenamento pode ser carregada durante o dia, recorrendo à energia solar captada pelos painéis instalados no telhado da casa, sendo posteriormente utilizada para carregar o automóvel, por exemplo, durante as horas de pico, altura em que o preço da electricidade é tradicionalmente mais elevado.