Está quase aí o verão! A estação dos dias longos, quentes e luminosos que convidam a programas ao ar livre, sobretudo junto ao mar. Verão rima com praia, pé na areia, descontração ao sol. Mas também com proteção, pois é importante ter presente a necessidade de proteger a pele dos raios nocivos com protetor solar, no combate ao envelhecimento precoce da pele e na prevenção do cancro. E aplicar o produto várias vezes ao longo do dia é necessário para garantir um resultado mais eficaz.

Felizmente, os portugueses estão a adotar estas boas práticas cada vez mais. Infelizmente, por vezes, os protetores solares também causam manchas nas roupas.

A causa das manchas amarelas na roupa de Verão

As manchas amarelas na roupa são um problema vulgar causado pelos protetores solares, uma espécie de efeito secundário do produto. São causadas pelos filtros UV, os quais nos protegem dos raios prejudiciais UVA e UVB, sendo indispensáveis para um protetor solar eficiente. Quanto mais alto é o fator de proteção maior é a quantidade e concentração de filtros, e consequentemente a mancha também tende a ser mais proeminente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O processo de absorção

A transferência do protetor solar para os tecidos pode dar origem a manchas amareladas, e por vezes alaranjadas, resultantes dos filtros UV específicos envolvidos nas fórmulas dos protetores solares.

Certos filtros UV particulares têm uma cor amarelada devido ao seu espetro de absorção. A absorção dos filtros pelos tecidos é aumentada pela interação entre as moléculas dos filtros e a superfície do pano. As manchas não são eliminadas na lavagem, e até podem ser intensificadas por interação com os iões metálicos da água.

No melhor pano cai a nódoa

De uma maneira geral, os tecidos eleitos do verão como o algodão, o linho e a viscose são os mais suscetíveis de ficar manchados devido à estrutura química da fibra de celulose, matéria que permite uma adesão mais fácil das manchas. Por outro lado, as manchas causadas pelos filtros protetores são particularmente visíveis nas roupas de cores claras que são também as mais apetecíveis na época veranil.

O problema afeta (quase) todos os protetores solares

As manchas amareladas causadas pelos filtros UV orgânicos são um problema comum a todos os protetores solares, independentemente da marca ou de se apresentarem em loção, spray, ou aerossol. Mas a investigação que nunca para, acaba de encontrar a solução, prometendo um Verão mais descontraído ao sol.

Fique atento! Vamos revelar o segredo nos próximos dias!