Primeiro modelo da futura divisão de propostas mais desportivas da Hyundai, o i30 N continua o seu plano de desenvolvimento, rumo à já anunciada apresentação em ambiente de verdadeira competição, nas 24 horas de Nürburgring, dentro de apenas alguns dias. Entretanto, enquanto esse momento não chega, a Hyundai decidiu dar a conhecer aquela que será a característica sonoridade do mais radical dos i30. E a verdade é que, embora sem revelar a brutalidade do rugir do i20 WRC do Mundial de Ralis, lá que faz crescer água na boca, lá isso faz!

A divulgação do “cantar” do motor do i30 N, que à partida será um 2,0 litros turbo a gasolina, a debitar entre 250 e 275 cv de potência, foi feita pela própria marca sul-coreana, colocando assim ainda mais alta a expectativa relativamente a um modelo que se anuncia como um rival à altura do Volkswagen Golf GTI ou do Ford Focus ST, apenas para citar alguns.

Certo já é que, tal como estes, o Hyundai i30 terá tracção apenas às rodas dianteiras, recorrendo para tal a uma transmissão manual de seis velocidade ou, em alternativa, muito provavelmente a uma caixa automática de dupla embraiagem. Uma direcção assistida mecânica, ao invés da solução eléctrica presente no i30 standard, deverá fazer também parte do conjunto, tal como uma suspensão melhorada e de desempenho mais apurado. Sendo que rumores falam ainda na possibilidade de o modelo vir a receber, lá mais para a frente, tracção integral.

Segundo a própria Hyundai, a marca sul-coreana pretende que o i30 N seja não o carro mais rápido do segmento, mas sim o mais divertido de conduzir. E isso em que variante for, já que as previsões são de que o modelo venha a ter duas versões: uma standard, de entrada, e outra mais potente, equipada com diferencial inteligente de deslizamento limitado, para melhor colocar a potência no chão. Tudo informações a confirmar, à partida, no desvendar oficial do modelo, que será já em breve, nas 24 Horas de Nürburgring.

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