O Governo anunciou esta quinta-feira a abertura do mercado do Perú aos produtos lácteos portugueses, no âmbito da aposta na internacionalização da agricultura, disse à Lusa o ministro Capoulas Santos.

“No último ano e meio abrimos cerca de 30 novos mercados e temos neste momento em negociação cerca de outros 50 para cerca de 200 produtos, quer de origem animal quer de origem vegetal. O último a ser aberto foi o do Perú para os produtos lácteos”, disse o ministro da Agricultura à margem da inauguração da Feira Internacional da Cortiça, que decorre até domingo em Coruche.

Capoulas Santos lembrou que o setor do leite atravessou uma “crise muito difícil”, em parte devido ao fecho do mercado russo (decidido como retaliação à posição da União Europeia aquando da invasão da Crimeia), que causou “uma grande perturbação no mercado europeu, uma vez que esse leite passou a ser canalizado para o mercado interno e o aumento da oferta provocou uma queda nos preços”.

Salientando que os preços do leite estão agora a subir na Europa, o ministro afirmou que a abertura de novos mercados “tem contribuído para a saída de alguns excedentes”, esperando que os operadores “aproveitem esta nova oportunidade para colocar no Perú os excelentes produtos lácteos portugueses”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR