A equipa eDams, que representa os interesses da Renault na Fórmula E, tem liderado a classificação neste campeonato para carros eléctricos, sobretudo através do piloto Sebastien Buemi, que depois de se sagrar campeão em 2016, volta a liderar o campeonato este ano. Para celebrar o domínio e porque a competição visitou no passado fim-de-semana a Cidade da Luz, o construtor francês decidiu realizar um desfile dos seus veículos de accionamento eléctrico pela ruas da capital francesa, em que o Fórmula E da eDams, pilotado por Buemi e Nicolas Prost, se juntou ao Zoe e-Sport, protótipo que a Renault garante ser mais rápido do que o fórmula movido a electricidade.

Caso o desfile se transformasse numa prova de aceleração, a marca gaulesa assegura que o Zoe conseguiria superar os 100 km/h em apenas 3,2 segundos, tornando mais rápido do que o carro de competição da eDams. O Zoe e-Sport é um protótipo desportivo construído com base no Zoe que, recorrendo a muita fibra de carbono, consegue pesar apenas 1400 kg, sendo que 450 kg são imputáveis às baterias. O modelo exibe uma carroçaria alargada, de modo a optimizar o comportamento e alojar os dois motores eléctricos (cada um com 231 cv, idênticos ao que monta o Fórmula E) que produzem um total de 462 cv e uma força de 640 Nm, exactamente o dobro do carro de Buemi. Ao contrário deste, o Zoe e-Sport está limitado a 210 km/h, de forma a gerir melhor a capacidade das baterias e incrementar a autonomia.

[jwplatform MlcfmNTw]

De caminho, os responsáveis pela Renault revelaram que a próxima geração do Zoe irá partilhar a plataforma com a próxima geração do Nissan Leaf, para reduzir os custos de ambos os modelos da Aliança Renault-Nissan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR