Summertime, and ‘the livin’ is easy, canta Ella Fitzgerald no clássico tantas vezes reapropriado por outros músicos. Podia ser o lema do Summer Market Stylista porque a facilidade com que se vive o verão é a mesma com que se descobrem marcas, peças e tendências no mercado organizado por Maria Guedes, agora de volta.

Dos fatos de banho aos óculos de sol, das malas às sandálias, passando pelos objetos de decoração a lembrar as férias, haja tempo para passear pelo espaço FIARTIL, em frente ao Centro de Congressos do Estoril, onde irá decorrer o mercado desta edição. Nos dias 27 e 28 de maio (sábado e domingo), é aqui que tudo o que condiz com moda e verão vai estar — esplanadas e gelados incluídos.

No total são 110 as marcas com produtos para bebés e crianças, pré-adolescentes, homens e mulheres — sobretudo de design e confeção nacional –, 25 delas pela primeira vez. Entre as estreantes contam-se produtos originais como as cestas para bebés da Ballon Blanc, as malas com história da Reclusa ou as peças de outras temporadas e a preços especiais da loja Espace Cannelle.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Escolhi a dedo as marcas que nos vão vestir para um verão sem preocupações e sem fim”, explica ao Observador Maria Guedes, consultora de imagem e responsável pelo blogue que dá nome ao evento, o Stylista. A oferta é maioritariamente feminina mas o programa é excelente para fazer em família. Mais do que um dia de compras é um bom passeio, uma boa oportunidade para almoçar num sítio diferente, e uma animação para as crianças que podem andar à vontade neste espaço ao ar livre.”

No espaço a céu aberto de que Maria Guedes fala há restaurantes “mais verdes” do que nas outras oito edições, pela oferta crescente e variada de refeições saudáveis. Na agenda dos dois dias há ainda workshops que apelam à criatividade de quem queira passear à beira-mar com produtos DIY (faça você mesmo). Com a ajuda de Sofia Cotrim, autora do programa O Mundo de Sofia, os visitantes podem participar nos workshops “Altar de Santo António”, em que se aprende a criar peças com flores de papel, pinturas em gesso e madeira (mesmo a calhar para os santos populares que se avizinham); no “Moinho de tricotar”, que explica como se escrevem frases com lãs, ou ainda no “Alcofa de palha para a praia”, que ensina o público a fazer isso mesmo, através de materiais como pompons e aplicações em pele. Ah, e o evento é pet friendly, por isso os animais de estimação também são bem-vindos.

O Market Stylista acontece duas vezes por ano — antes do verão e antes do inverno — e já é reconhecido por ser um mercado de “concentração massiva de talento nacional”. Nesta edição, o mercado evidencia o empreendedorismo feminino, sendo que 90 por cento das marcas presentes foram criadas por mulheres. Fica ainda a nota para os leitores do Norte: este ano o Stylista estreia-se acima do Tejo com uma edição na Fábrica de Santo Thryso, a 10 de junho.

O quê? Summer Market Stylista 2017
Quando? 27 de maio das 10h às 20h e 28 de maio das 10h às 18h
Onde? Espaço da FIARTIL, em frente ao Centro de Congressos e ao lado do Casino Estoril. O parque de estacionamento mais próximo é o do Centro de Congressos.
Quanto? 2€ (a partir dos 12 anos)