Rodrigo Leão

Sé Catedral, Guarda

Rodrigo Leão está entre os músicos e compositores portugueses mais consagrados a nível mundial. Tem no currículo uma longa carreira a solo, um sem número de colaborações com alguns nomes importantes da música contemporânea e, claro, deu a volta ao mundo e à música tradicional portuguesa com os Madredeus.

O último desafio foi uma parceria com Scott Matthew, que tivemos o prazer de receber aqui na redação do Observador, mas é a solo que se apresenta esta sexta-feira, num palco que encaixa que nem uma luva no estilo musical com que desenhou a sua carreira: música de inspiração clássica para ouvir na Sé Catedral da Guarda.

Espetáculo na Sé Catedral da Guarda, sexta-feira a partir da 21h30. A entrada é livre.

Luiz Caracol

Cinema São Jorge, Lisboa

O músico e cantor natural de Elvas já partilhou o estúdio e o palco com artistas tais como Sara Tavares, Zeca Baleiro, Manecas Costa e Tito Paris. A solo, editou no passado mês de março o segundo álbum. Metade e Meia assume a influência africana, o seu “lado mestiço”, como faz questão de dizer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dia depois de um espetáculo na Casa da Música, no Porto, Luiz Caracol encerra esta sexta-feira, em Lisboa, a primeira parte desta digressão.

Espetáculo no Cinema São Jorge, sexta-feira às 22h. Bilhetes entre 10 e 15 euros.

Sílvia Pérez Cruz

Convento de São Francisco, Coimbra

É considerada uma artista revelação na Península Ibérica. Com fortes influências do jazz e do flamenco, a artista espanhola regressa a Portugal para uma série de espetáculos. O primeiro acontece já este sábado, em Coimbra. Traz na bagagem quatro álbuns de estúdio, entre eles um que lhe valeu um prémio Goya pela segunda vez — Domus (2016) foi banda sonora do filme Cerca de tu casa (2016). O novo álbum chama-se Vestida de Nit e foi editado no passado dia 12 de maio.

Espetáculo no Convento de São Francisco em Coimbra, sábado às 22h. Bilhetes entre 10 e 15 euros.

Samuel Úria

Teatro Tivoli BBVA, Lisboa

No início deste mês de maio o Observador foi para a estrada com o “Trovador de Patilhas”, uma viagem até à Casa do Povo de Santo Estêvão, em Tavira, que serviu de primeiro episódio do novo programa “Na Estrada Com…”. Samuel Úria segue caminho ainda com Carga de Ombro (2016), um disco que está a fazer um ano e que merece ser celebrado. Com Samuel Úria estarão em palco Ana Moura, Golden Slumbers, Manuela Azevedo e Miguel Ferreira.

[jwplatform GN9T3WRE]

Espetáculo no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, sábado às 21h30. Bilhete: 15 euros.

Frank Peter Zimmermann

Casa da Música, Porto

Intérprete germânico reconhecido em todo o mundo, tem um inegável talento que o levou a tocar todas as grandes obras clássicas para violino. Mas não é apenas o engenho, Zimmermann leva ao palco grande da Casa da Música, este fim de semana, um instrumento raro: um violino Stradivarius Général Dupont de 1727. Só ouvindo.

https://www.youtube.com/watch?v=rlY4b0yHO24

Concerto Casa da Música, no Porto, sábado às 18h. Bilhetes entre os 16 e os 18 euros.