O candidato republicano ao Congresso norte-americano, Greg Gianforte, é projetado como o vencedor das eleições especiais desta quinta-feira no estado de Montana com 50,4% dos votos, contra os 43,8% do opositor democrata, avança a CNN. Gianforte vai ocupar o lugar ao Congresso depois de na quarta-feira ter agredido um jornalista do The Guardian na sua sede de campanha.

“Saia já daqui”: o momento em que um jornalista é agredido por um candidato republicano

O engenheiro que se viria a tornar milionário enfrenta até seis meses de prisão e uma multa de 500 dólares (cerca de 445 euros) se for condenado pelas agressões a Ben Jacobs, o jornalista do jornal britânico. Vai ser presente a um juiz até ao fim do mês de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Aprendi uma lição”, disse Gianforte no discurso de vitória, antes de pedir desculpa ao repórter e dirigindo-se a uma multidão que celebrava a sua eleição.

Na noite de ontem [quarta-feira] errei. Tive uma atitude que não posso anular. Não devia ter tratado aquele repórter daquela maneira e peço desculpa. Tenham a certeza de que o nosso trabalho está apenas a começar, mas começa comigo a aceitar as responsabilidades daquilo que fiz.”

O assédio extremista a Jacobs

Os utilizadores de sites associados com o movimento Alt-right celebraram o incidente entre Gianforte e Jacobs. Apesar de não existirem indícios de que Greg Gianforte sabia (ou sequer se importava) com o facto de Jacobs ser judeu quando o decidiu empurrar e esmurrar, isso não impediu que os apoiantes do movimento fizessem a ponte. O Alt-right é um movimento de extrema-direita que inclui nacionalistas e antissemitas.

Um dos utilizadores do site The Daily Stormer (de cariz neo-nazi) chegou a partilhar a notícia do The Guardian, a dar conta das agressões, com o título “Republicano de Montana Resiste à Imprensa Judaica” e acrescentou que “não sei nada sobre este gajo [Gianforte] mas respeito-o por tratar a imprensa judaica como ela merece ser tratada“.

O incidente tinha tudo para ser um problema para o partido do presidente norte-americano, Donald Trump, horas antes de milhões de eleitores se dirigirem às urnas. Gianforte acabou por vencer, mas por uma margem muito reduzida.