A companhia aérea britânica British Airways (BA) cancelou todos os voos dos aeroportos de Heathrow e Gatwick que deveriam ocorrer este sábado, por causa de uma falha informática global. Na origem da falha esteve um “problema com o fornecimento elétrico”, explicou Alex Cruz, líder da empresa, garantindo que não se tratou de nenhum ciberataque e que vai “apressar os reembolsos”.
— British Airways (@British_Airways) May 27, 2017
Em Portugal, foram cancelados pelo menos quatro voos no aeroporto de Faro, dois provenientes e dois com destino a Gatwick, Londres, informou a ANA — Aeroportos de Portugal. Em Lisboa, foi cancelado um voo com destino a outro aeroporto de Londres, o de Heathrow, que deveria ter partido às 18h50, e foi anulada a partida de um avião da BA que deveria ter aterrado na capital portuguesa pelas 18h05.
As repercussões do incidente sentiram-se em mais aeroportos do mundo, como o de Roma, Praga, Milão, Estocolmo ou de Málaga, diz a BBC.
A British Airways anunciou, entretanto, que está a trabalhar para que no domingo os serviços estejam repostos, apesar de acreditar que ainda vão existir algumas perturbações.
Os aeroportos de Heathrow e Gatwick são os mais movimentados da capital londrina, e este fim de semana é também uma altura especialmente movimentada por coincidir com o início da interrupção escolar e por segunda-feira ser feriado nacional.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, a British Airways começou por dizer que os terminais mais movimentados daqueles dois aeroportos estavam a ficar “extremamente congestionados” devido às perturbações informáticas, pelo que decidiu cancelar todos os voos que iriam sair daqueles dois aeroportos. “Por favor não venham para os aeroportos”, alertou a British Airways num comunicado onde pedia a todos aqueles que tinham voos marcados até às 18h para verificarem primeiro o estado do seu voo antes de se deslocarem para o aeroporto.
“Lamentamos profundamente o inconveniente e o transtorno que está a causar aos nossos clientes, estamos a trabalhar para resolver a situação o mais depressa possível”, disse a companhia aérea.
UPDATE: Following a worldwide @British_Airways IT system issue, all British Airways flights pre-6pm (UTC+1) have been cancelled at Heathrow. pic.twitter.com/Ue1d6rdcHn
— Heathrow Airport (@HeathrowAirport) May 27, 2017
Entretanto, segundo a Sky News, a companhia aérea rejeitou que a falha no sistema tenha tido origem num “ataque informático”. “Não encontramos indícios de que se tenha tratado de um ciberataque”, disse. Mas ainda se desconhece a origem do problema.
British Airways says "we've found no evidence that it's a cyber attack" after cancelling Heathrow and Gatwick flights before 6pm
— Sky News Breaking (@SkyNewsBreak) May 27, 2017
Segundo a imprensa britânica, as maiores perturbações registaram-se no Terminal 5 do aeroporto de Heathrow, com os passageiros a queixarem-se de falta de informação. A British Airways aconselhou apenas os passageiros a consultarem todas as informações no site www.ba.com, mas a página esteve em baixo durante grande parte do tempo e no Twitter a informação também é escassa.
“Pedimos desculpa pela atual falha no sistema informático. Estamos a trabalhar para resolver a situação o mais depressa possível”, limitaram-se a escrever.
https://twitter.com/British_Airways/status/868403485729071104
O aeroporto de Heathrow disse apenas que o problema informático que tinha levado aos atrasos nos voos estava a ser resolvido em colaboração com a British Airways. Além das partidas de Heathorw e Gathwick, em Londres, também as chegadas dos passageiros que regressavam a Londres vindos dos EUA e Europa sofreram atrasos.
We're working with @British_Airways following an issue with their IT system this morning that has caused some delays for passengers. 1/2
— Heathrow Airport (@HeathrowAirport) May 27, 2017
Depressa se instalou os caos naqueles dois aeroportos de Londres, com vários passageiros a reportarem a situação nas redes sociais: muitas filas e funcionários do aeroporto a terem de escrever as informações sobre os voos à mão, num quadro branco, devido às falhas informáticas.
Queue to get out of Terminal 5 at Heathrow Airport. #britishairways #TERMINAL5 #HeathrowAirport pic.twitter.com/F0CgoGkEDO
— Paccman64 (@Paccman64) May 27, 2017
The whiteboard is out in terminal 5 #britishairways @BBCNews pic.twitter.com/JCuXlNxn3N
— Martin Patience (@martinpatience) May 27, 2017
#BritishAirways IT crash also affected MS Excel and projectors…whiteboard rules..! pic.twitter.com/Z741qs7TGX
— [ hector castillo ] (@h2castillo) May 27, 2017
As perturbações acontecem um dia depois de o aeroporto de Gatwick ter enfrentado o caos com longas filas devido a problemas no sistema de bagagem. Os passageiros foram obrigados a viajar esta sexta-feira sem a bagagem de porão, tendo-lhes sido indicado que pusessem todos os valores e bens essenciais na bagagem de mão.
Na altura o aeroporto pediu desculpa pelo inconveniente e disse estar a tratar do processo de devolução de toda a bagagem para os respetivos destinos.
— Gatwick Airport LGW (@Gatwick_Airport) May 26, 2017
A British Airways tem sido alvo de críticas crescentes, tendo este sábado os passageiros aproveitado as redes sociais para fazerem as suas reclamações contra a companhia aérea.
Airline's computers down? Every airline needs a backup system, even if it is paper. #britishairways #unitedAIRLINES #Delta
— Dean Brandon (@matrixband) May 27, 2017
Uma passageira partilhou no Twitter a carta que a companhia aérea lhe deu no aeroporto, onde a British Airways dá conta dos problemas informáticos e pede para os passageiros não permanecerem no aeroporto enquanto esperam. “Se precisar de alojamento contacte o nosso serviço de Pay and Claim para reivindicar o reembolso das despesas”, escrevem.
Flight cancelled, just been handed this and asked to leave Heathrow ???? #britishairways pic.twitter.com/7m6Kf2lpmd
— Julia Hill (@juliavhill) May 27, 2017
*Artigo atualizado às 18h40 com nova informação sobre o cancelamento dos voos.