O teatro londrino Old Vic, perto da estação de Waterloo, foi evacuado este sábado, depois de a polícia londrina ter tido indicações de uma ameaça de bomba. A polícia recebeu a chamada pelas 14h38 e na sequência da suspeita o teatro tomou a decisão de evacuar as centenas de pessoas que estavam na plateia a assistir à matiné da peça “Woyzeck”, protagonizada pelo ator inglês John Boyega (protagonista do último filme da saga Star Wars).

Ao longo da tarde, e depois de as autoridades terem vasculhado o local, conclui tratar-se de falso alarme.

A ameaça decorre apenas um dia depois de a primeira-ministra, Theresa May, ter anunciado a descida em um nível do alerta terrorista no país, de “crítico” para “grave”. O alerta máximo tinha sido decretado após o atentado de segunda-feira, no concerto de Ariana Grande, que vitimou 22 pessoas em Manchester, entre adolescentes e crianças. O atentado foi reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico.

Várias fotografias e vídeos têm sido entretanto partilhadas nas redes sociais a mostrar o perímetro policial em torno do teatro localizado perto da movimentada estação de Waterloo. As pessoas têm sido encaminhadas para os jardins do Imperial War Museum.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/the_vajabond/status/868467894837018624?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.mirror.co.uk%2Fnews%2Fuk-news%2Fstar-wars-actor-john-boyega-10511225

https://twitter.com/Carryonsmiling/status/868468882843029504

A Polícia Metropolitana emitiu entretanto um curto comunicado: “A polícia foi chamada ao local às 14h38 deste sábado, 27 de maio, ao The Cut, Waterloo, na sequência de um alerta de segurança no teatro. O teatro tomou a decisão de evacuar o edifício. As estradas próximas estão cortadas. Especialistas estão no local”.

Toda a audiência, incluindo a equipa de atores e staff, onde estava o protagonista de Star Wars John Boyega, foi encaminhada para os jardins do museu enquanto a polícia revistava o edifício do Old Vic. Viria a ser depois confirmado tratar-se de um falso alarme.

O próprio teatro foi reportando no Twitter o que se estava a passar. Depois de ter dito que a evacuação tinha sido uma “medida de precaução”, porque a “segurança da audiência é a nossa prioridade”, o teatro fez saber que o incidente “não era suspeito”. Foi falso alarme, afinal. “Obrigada pela vossa compreensão”, escreveram.

*Artigo atualizado às 18h40 com a informação de que o incidente não passou de falso alarme