Já se sabe como é para fazer reportagem na Taça de Portugal: quando acaba o jogo, entre rádios, televisões e zonas mistas, todos os jogadores acabam por deixar a sua opinião, nem que seja só um bitaite rápido. Aqui ficam as reações ao triunfo do Benfica frente ao V. Guimarães por 2-1 entre jogadores, treinadores e presidentes.

Rui Vitória. “Entrámos a ganhar e saímos a ganhar esta época. Fala-se na dobradinha mas foi o triplete, ganhar as três competições mais antigas em Portugal. Isso para nós foi um grande desafio. Estes jogadores mereciam terminar assim. Foi um jogo que prevíamos difícil. Na primeira parte tivemos dificuldades em entrar no último reduto e ao intervalo ajustámos algumas coisas. A objetividade passava por arriscar mais e rematar à baliza, não perdendo momentos de finalização. Isso aconteceu logo no início da segunda parte. Depois o V. Guimarães tentou reentrar com um golo mas nós até podíamos ter marcado mais. Foi um triunfo justo mas dou parabéns ao V. Guimarães”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jonas: “Era um troféu que faltava a muitos jogadores e queria muito ganhar esta Taça. Foi um ano maravilhoso. Mas o jogo foi diferente do que aconteceu na Luz para o Campeonato. Foi muito bonito. Parabéns ao V. Guimarães, que também soube perder e valorizou a nossa vitória. Jogámos contra uma grande equipa. O que move este grupo são os títulos e temos de continuar assim. Interesse nos nossos jogadores? São jovens que têm despertado o interesse de alguns clubes europeus, mas agora temos de aguardar”

Ederson: “Ainda não sei mas provavelmente este foi o meu último jogo com a camisola do Benfica. Este ano foi muito importante para mim e para os meus companheiros porque conseguimos alcançar algo muito importante para o clube. É sempre bom vencer, o grupo trabalha sempre para isso”

Raúl Jiménez. “Tenho contrato com o Benfica e estou muito contente aqui”

Pizzi: “Conseguimos uma tripla histórica e temos de agradecer a quem nos apoiou desde o primeiro minuto nesta caminhada. Já sabíamos que iríamos ter bastante dificuldades, porque o V. Guimarães ficou em quarto no Campeonato, mas nós fomos superiores desde o primeiro momento. O mais importante foi a vitória”

Júlio César. “Faltava só este troféu para fechar o ciclo aqui em Portugal. Estou muito contente, porque é mais um título na minha carreira. Já são 33! Espero jogar sempre, trabalho para isso, mas quem faz a escolha é o mister e eu tenho que respeitar”

Salvio. “Saiu tudo bem, mais um título, o bom era terminar a época com outro título e estamos muito felizes por fazer contentes todos os adeptos. O meu golo? Tento sempre ajudar e nesse momento vi a oportunidade. Depois de um ano de trabalho, acabar assim é um prémio para o nosso sacrifício. Futuro? Acho que vou ficar aqui muitos anos. Se acabar a carreira aqui fico feliz. Estou onde quero, o Benfica tem tudo o que preciso”

Grimaldo. “O Benfica tenta sempre conseguir todos os títulos. Alcançámos os objetivos que queríamos para este ano, é uma excelente temporada. Ganhar três títulos é um grande orgulho. Clubes em interessados em mim? Não sei de nada, tenho contrato com o Benfica e estou feliz aqui”

André Horta. “Esta vitória reflete o grupo que temos. Reagimos como uma verdadeira família. Os jogadores que ficaram de foram também são importantes. A Taça é levezinha, bonita e vai ficar muito bem no Museu”

André Almeida. “Podíamos também ter vencido a Taça da Liga, mas foi um grande ano e estamos todos de parabéns. Entrámos focados em dar a vitória a estes adeptos. Futuro? Logo veremos o que irá acontecer”

Pedro Martins. “Na primeira parte a estratégia resultou na perfeição. Controlámos o adversário, saímos com critério e podíamos ter feito mossa na decisão e no último passe. No início da segunda parte, o primeiro golo marcou-nos e, depois, o segundo complicou um pouco as nossas ideias. Voltámos a reagir, como é apanágio desta equipa, e fomos à procura de outro resultado. Estamos tristes, mas orgulhosos porque tenho a certeza que demos uma demonstração do que é uma festa do futebol, a todos os níveis. Quer os jogadores, quer as direções, quer os nossos adeptos, que foram fantásticos e deram uma demonstração de que, desta forma, o futebol vai crescer no futuro. Queríamos muito levar o troféu para Guimarães”

Rafael Miranda. “As finais são sempre muito difíceis, definem-se nos detalhes. Fizemos uma grande primeira parte mas bastaram dez minutos de desatenção e o Benfica definiu o jogo ali. Fomos guerreiros. Há um elo entre o adepto e os jogadores e mesmo a perder 2-0 nunca pararam de apoiar”