O ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Georges Chikoti, confirmou que José Eduardo dos Santos se encontra em Barcelona por motivos de saúde, confirmando assim uma suspeita iniciada no início de maio, quando foi anunciada uma viagem a Espanha por motivos “privados”.

A confirmação aconteceu numa entrevista à RFI, uma rádio francesa, esta segunda-feira. Questionado sobre o estado de saúde do Presidente angolano, o Georges Chikoti disse que “ele está bem” mas confirmou que foi um problema de saúde que o levou até Barcelona. “Você sabe que, na vida de todos nós, há alturas em que não nos sentimos muito bem”, disse, esta segunda-feira. “Mas ele está bem. Portanto, está em Espanha, mas quando estiver melhor voltará [a Angola]”.

Georges Chikoti negou ainda que José Eduardo dos Santos tenha sofrido um AVC. “Não, não confirmo”, respondeu ao entrevistador. “Mas o Presidente dos Santos tem consultas regulares em Espanha e por isso é normal que ele esteja lá.”

No dia 2 de maio, a Casa Civil da Presidência da República de Angola comunicou que José Eduardo dos Santos estava em Espanha para uma “visita privada”. Sensivelmente duas semanas depois, surgiram rumores de que estaria morto, que foram posteriormente desmentidos pela sua família. Porém, ainda não surgiu a público nem fez nenhumas declarações.

José Eduardo dos Santos é Presidente de Angola desde 1979 e tem 74 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR