A tecnologia que a indústria automóvel coloca todos os dias ao dispor dos automobilistas, destinada a facilitar-lhe a vida e a evitar acidentes, está repleta de soluções que bem poderíamos utilizar nas nossas vidas. Vem isto a propósito do dispositivo destinado a manter uma distância segura para o veículo que circula à nossa frente e a necessidade da Volkswagen o promover num anúncio para televisão.

Nas mãos dos criativos da agência de publicidade, o potencial do Cruise Control Adaptativo ou ACC (Adaptative Cruise Control) rapidamente se transformou numa oportunidade de comparar o risco de se aproximar demasiado do carro da frente, com o de fazer avanços em relação à namorada de um irmão. Ambas situações potencialmente delicadas.

Outro exemplo que nos chega pela mão do mesmo construtor germânico prende-se com o potencial da tecnologia ao serviço do mais inexperiente dos condutores. Manobrar um veículo em marcha-atrás não é fácil, mas fazê-lo enquanto se reboca um atrelado é uma arte que se apreende com a experiência. Mas nada disto é necessário com ajuda do Assistente de Manobras com Reboque, ou Trailer Assist. Os cavalos riem, mas a caravana passa.

[jwplatform ylVXwlNM]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR