Terreno até aqui pouco visado pelos chamados construtores automóveis tradicionais, que citam as questões de segurança e a resistência dos concessionários como principais razões para não avançarem, a actualização dos sistemas de infoentretenimento via wireless pode, afinal começar a dar os primeiros passos entre as marca mais antigas. Isto porque o gigante norte-americano Ford acaba de anunciar que pretende começar a fazer uso desta tecnologia para instalar updates do SYNC 3, a começar pelos sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay.

Segundo avança a agência noticiosa Reuters, a marca da oval decidiu já que o próximo upgrade do conhecido sistema interactivo de infoentretenimento que a Ford utiliza nos seus carros, o SYNC 3, passará a ser feito via wireless, ou seja, utilizando a rede Wi-Fi.

Recorde-se que, até hoje, tem existido uma certa relutância da parte dos construtores automóveis ditos tradicionais, quanto à possibilidade de a actualização dos sistemas instalados nas viaturas se processar deste modo. As poucas cedências feitas nesta matéria não foram além dos sistemas não-críticos, ou seja, tipo informação e entretenimento. Já em termos de sistemas de segurança, a recusa tem sido, até ao momento, praticamente total, com os condutores a serem obrigados a, por exemplo, deslocarem-se a um concessionário sempre que é necessário instalar um update, ou até mesmo a recorrer a uma pen cedida também pelas oficinas oficiais das marcas.

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Mas os sistemas de infoentretenimento como o Android Auto ou o Apple CarPlay, desenvolvidos tanto pela Google como pela Apple, estão ambos preparados para receber actualizações via wireless. Ainda que, hoje em dia e por exigência das marcas automóveis, necessitem sempre que lhes seja acoplado um smartphone com um dos dois sistemas operativos, para a partir daí instalar actualizações ou novas apps.

Refira-se ainda que o anúncio agora feito pela Ford surge cerca de dois meses depois do fabricante de Dearborn ter assumido que pretendia contratar 400 engenheiros, maioritariamente provenientes da falida Blackberry, para o seu departamento de conectividade. Forma de aproveitar também o facto do SYNC 3 ter por base o sistema Blackberry QNX.

A Reuters recorda ainda que as actualizações via wireless poderão trazer vantagens não só aos consumidores, mas também aos próprios construtores. Os quais poderão ver os seus custos descer, graças à possibilidade de solucionarem uma parte dos problemas abrangidos pela garantia, via ondas de rádio.