Andy Rubin, co-fundador do sistema operativo Android, já tinha mostrado uma parte daquele que seria o seu primeiro smartphone. Desenvolvido pela Essentials Products Inc., especialista na criação de tablets, smartphones e software para mobile, o Essential smartphone foi revelado oficialmente esta terça-feira e vai ao encontro do que era esperado: um ecrã grande, duas câmaras traseiras, um corpo feito de metal e vidro e, o toque diferenciador, a capacidade modular que permite encaixar uma câmara de 360º na parte de trás do equipamento.

O ecrã ocupa, como era esperado, quase toda a parte da frente do smartphone deixando uma margem muito pequena em torno das 5.71 polegadas. Tem uma resolução QHD 19:10.

Um aspeto interessante é a localização da câmara frontal, de oito megapíxeis, que foi colocada no topo do ecrã, ao centro, em vez de ficar totalmente fora do ecrã.

O corpo é uma mistura de titânio e cerâmica, nas laterais e na capa traseira, e Gorila Glass 5 à frente. Corre a mais recente versão do sistema Android e vem equipado com 4GB de RAM, uma memória interna de 128GB, o mais recente processador Qualcomm Snapdragon 835 e um bateria generosa de 3040 mAh.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As duas câmaras traseiras são de 13 megapíxeis e estão equipadas com a tecnologia de fusão de imagem que utiliza duas fotografias para criar uma só com melhores contrastes e cores. Tanto atrás como à frente as câmaras gravam em 4K.

Para completar o pacote do topo de gama, a Essential disponibiliza uma base para o carregamento sem fios e ainda uma câmara de gravação em 360º que se encaixa na traseira do smartphone, dando-lhe uma funcionalidade modular que não se encontra presente noutros equipamentos. A empresa está também a desenvolver um altifalante inteligente, o Essential Home, assim como a sua própria versão do Android, o Ambien OS.

O Essential ainda só se encontra disponível para pré-reserva, em preto (Black Moon) ou branco (Pure White) nos Estados Unidos pelo preço de 699 dólares. Espera-se ainda a adição de duas outras cores: Stellar Grey e Ocean Depths.