Os últimos dias do primeiro-ministro belga, Charles Michel, não têm sido fáceis. Uns dias depois de ter recebido Donald Trump, que disse que a Bélgica “era uma das cidades mais bonitas e seguras do mundo”, o chefe do governo da Bélgica teve de procurar assistência médica depois de a princesa Astrid ter disparado um tiro mesmo ao seu lado para dar início a uma prova de atletismo em Bruxelas. O rosto de Charles Michel no momento que a irmã mais nova do rei belga dá a partida para a prova de 20 km diz muito: deve ter sido doloroso. E ficou gravado em vídeo.

De acordo com um comunicado oficial do governo da Bélgica, a princesa Astrid disparou a arma demasiado perto de Charles Michel, provocando-lhe problemas de audição. Desde domingo e até esta terça-feira que o primeiro-ministro está a receber tratamentos que lhe obrigaram a alterar a agenda, nomeadamente cancelando a presença numa comissão parlamentar que estava marcada para a última segunda-feira. Depois destes primeiros tratamentos, Charles Michel será sujeito a outros exames médicos.

No momento do incidente, no entanto, Charles Michel conseguiu rir-se, apesar de não ter conseguido esconder a surpresa em relação ao som provocado pela arma. E não parece ter sido o único: um olhar mais atento aos outros convidados ao lado da princesa Astrid mostra que o tiro apanhou todos de surpresa e incomodou muita gente. A família real ainda não comentou o caso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR