Numa altura em que a rival BMW anuncia um crescimento da oferta, para cima, com o lançamento do futuro Série 8, a Audi promete seguir o mesmo caminho, embora com uma ligeira nuance: não através da aposta nos sedans, mas reforçando aquele que é, já hoje em dia, um dos segmentos mais lucrativos para a marca – os SUV. Que, já a partir de 2018, contarão com um novo topo de gama, denominado Q8, cujos interiores podem ter sido agora parcialmente desvendados.

O futuro SUV coupé da marca de Ingolstadt terá sido apanhado recentemente durante mais uma sessão de desenvolvimento realizado no circuito alemão de Nürburgring, durante a qual, embora pouco ou nada revelando de novo quanto ao exterior, terá deixado escapar, através de algumas imagens, aquilo que poderá ser o interior do modelo.

Com base nessas fotos, é possível observar um interior fortemente inspirado no Q7 e, em particular, a sua versão mais potente, SQ7, ainda que não deixando de revelar algumas alterações importantes que, certamente, ajudarão a marcar as diferenças no Q8. Como é o caso, por exemplo, de um ecrã táctil montado em posição mais baixa na consola central, à imagem daquilo que já era possível encontrar tanto no Q8 Concept, como no Q8 Sport Concept. Deixando assim a ideia de que este segundo ecrã táctil fará mesmo a transição dos protótipos para a versão de produção.

Já quanto ao novo ecrã do sistema de infoentretenimento, parece, no protótipo agora observado, colocado de uma forma ainda não definitiva. O mais natural é que, no modelo de produção, venha a estar, sim, perfeitamente integrado na parte frontal do tablier. Tal como acontece, aliás, nos concepts atrás referidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, é também expectável que o painel de instrumentos que agora exibe a sigla SQ7 venha a ser substituído, no futuro Q8, pela versão mais avançada no momento do conhecido Audi Virtual Cockpit. Que neste modelo deverá surgir não como opcional, mas de série. O mesmo acontecendo com a restante instrumentação digital – algo já previsto também para o navio-almirante A8.

Ainda relativamente ao protótipo de testes, destaque para o volante importado do SQ7, o mesmo acontecendo com as saídas de ar no tablier, aspectos que, no entanto, deverão sofrer algumas alterações no mais desportivo Q8.

Recorde-se que a Audi anunciou a intenção de apresentar a versão de produção do Q8 durante o próximo ano, já com motorizações de última geração. Sendo que, um pouco mais para a frente, chegará o também já prometido SQ8, ou até mesmo, um ainda mais radical RS Q8.