António Guterres lançou um apelo à implementação dos acordos de Paris de combate às alterações climáticas, numa altura em que Donald Trump mantém a indefinição sobre qual vai ser a política americana nesta área. No seu primeiro discurso dedicado ao aquecimento global, o secretário-geral das Nações Unidas deixa avisos à administração americana.

“Os efeitos das mudanças climáticas são perigosos e estão a acelerar”, afirmou perante uma plateia de estudantes, líderes de negócios e académicos na University Stern School of Business em Nova Iorque. “É absolutamente essencial que o mundo implemente os acordos de Paris e que essas metas sejam cumpridas com ambição adicional”.

Os EUA integram o conjunto de 147 Estados e entidades que assinaram este texto histórico que visa limitar o aquecimento global do planeta a menos de dois graus centígrados, através da redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Guterres não evocou diretamente os recentes questionamentos de Donald Trump, mas afirmou que “se um governo coloca em causa a vontade e a necessidade mundiais quanto ao que respeita a este acordo, é uma razão para todos os outros se unirem ainda mais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, Guterres lembra a importância da sociedade civil. “Estamos envolvidos com a administração norte americana e pensamos que será importante para os Estados Unidos não abandonar o acordo de Paris, mas mesmo que o governo dos Estados Unidos decida abandonar o acordo de Paris é muito importante para a sociedade americana como um todo, as cidades, os Estados, as empresas, os negócios, que continuem o compromisso estabelecido em Paris”.

Para Guterres “os governos não são tudo. E, por outro lado, estamos a fazer o melhor em diálogo com a administração e o congresso no sentido dos Estados Unidos entenderem que o financiamento das agências das nações unidas é importante para o Povo Americano”.

Considerando ainda que os argumentos científicos que sustentam o controlo das alterações climáticas estão “para além de qualquer dúvida, Guterres diz que a influência humana no sistema climático é clara. “Quanto mais perturbamos o nosso clima, mais nos arriscamos a sofrer impactos graves, penetrantes e irreversíveis”, lembrando que as temperaturas a nível global tem estado a subir, de ano para ano, e que no último ano foi registado mais um recorde de calor.