Saúde

Marlene Carriço, jornalista do Observador, vence prémio de Jornalismo em Saúde

O trabalho "Temos médicos a menos ou a mais?" venceu o prémio de Jornalismo em Saúde, na categoria de jornalismo digital, atribuído pela APIFARMA e pelo Clube de Jornalistas.

Hugo Amaral/Observador

O artigo “Temos médicos a menos ou a mais?” da jornalista do Observador Marlene Carriço foi distinguido pela APIFARMA e pelo Clube de Jornalistas com o prémio de Jornalismo em Saúde, na categoria de jornalismo digital. A entrega do prémio decorreu esta terça-feira no Palácio Foz, em Lisboa.

No início do ano passado, e depois de mais de uma centena de jovens médicos ter ficado sem vaga no concurso do internato médico para concluir a especialidade, várias foram as declarações que foram surgindo apontando para um excesso de médicos em Portugal e para a urgência de reduzir o numerus clausus nas faculdades de Medicina. Chegou mesmo a ser entregue uma proposta ao Governo.

O Observador falou com o Ministério da Saúde, a Ordem dos Médicos, sindicatos médicos, associações e representantes dos estudantes de medicina para discutir o assunto. E apresentou uma radiografia da situação.

Temos médicos a menos ou a mais?

Além do trabalho do Observador, foram ainda premiados os seguintes trabalhos jornalísticos: “Catarina saiu de um mês em que praticamente não estava viva”, da jornalista Catarina Gomes, do Público, na categoria de Imprensa; “Diabetes, ameaça silenciosa”, da jornalista da Antena 1, Arlinda Brandão, na categoria de Rádio e “Um pedaço de ti”, da jornalista Isabel Moiçó, da TVI, na categoria de Televisão, que recebeu ainda o Grande Prémio Apifarma/Clube de Jornalistas.

Foram ainda atribuídas menções honrosas a Vânia Maia, da Visão, pelo trabalho “Zona Wi-fi: Perigo”, a Filipa Simas, da RTP, pelo trabalho “Desligados” e a Ana Carrilho, da Rádio Renascença, pelo trabalho “Alzheimer: Uma doença esquecida pela Europa”.

Na primeira edição do Prémio APIFARMA/Clube de Jornalistas foram submetidos a análise do júri 23 trabalhos. O júri era composto pelo jornalista Cesário Borga (Clube de Jornalistas), pelo jornalista Carlos Lobato (Casa de Imprensa), pelo enfermeiro António Santos (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar), pelo médico José Manuel Silva e pelo jornalista António Borga.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site