A Skoda decidiu operar algumas evoluções no seu topo de gama, pelo que o Superb, nas suas versões berlina e carrinha, será proposto com novas soluções nos domínios da segurança, da conectividade e do conforto.

Referência primeira para a inclusão no equipamento de série, a partir do nível Ambition, e independentemente do sistema de infoentretenimento eleito, do Care Connect, cuja funcionalidade mais significativa é o sistema de chamada automática de emergência, activado sempre que, em caso de acidente, seja deflagrado um dos dispositivos de retenção.

Quando tal acontece, o veículo estabelece ligação a um centro de emergência, não só permitindo que os ocupantes comuniquem com os operadores de serviço, como ao mesmo enviando, autónoma e automaticamente, diversos dados, incluindo os da localização do automóvel. Naturalmente, esta função pode ser activada a qualquer momento, mediante a simples pressão num botão existente para o efeito no plafonier.

Adicionalmente, o Care Connect garante o acesso remoto ao veículo, através de uma app para smartphones. Permitindo ao condutor saber, por exemplo, se os vidros ficaram fechados e as portas trancadas, se as luzes ficaram ligadas, em que local ficou o veículo estacionado, podendo até accionar as luzes e a buzina para encontrá-lo mais facilmente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, os sistemas de infoentretenimento ganharam ecrãs de maiores dimensões e com superior resolução: 9,2” no Columbus e 6,5 “ no Swing (contra os anteriores de 8” e 5”, respectivamente). Ao passo que o sistema de auxílio ao estacionamento passa a contar com a função de assistente de manobra, capaz de detectar obstáculos na dianteira do veículo, de alertar visual e acusticamente o condutor, e até de aplicar travão, automaticamente, caso exista risco de colisão.

No domínio do conforto, as principais novidades são o banco do condutor com massagem, ventilação e função de memória (um opcional disponível quando este está dotado de regulação eléctrica); o sistema que, através de um microfone, transmite para a traseira a voz dos ocupantes dos bancos da frente; e as janelas laterais dianteiras dotadas de uma película acústica, destinada a melhorar a insonorização do habitáculo.

O Superb pode ainda dispor de jantes de 19” de novo desenho, de uma nova cor exterior vermelha (Velvet Red de seu nome), e de aplicações exteriores cromadas e revestimento do tejadilho em preto no nível de equipamento Laurent&Klement, o mais refinado da gama.