Alguns cantores, atores, autores e cientistas não se ficaram pela música, pelos filmes, pelos livros nem pela ciência. Juntaram-se à lista de dez inventores conhecidos em áreas distintas que foram também autores de invenções improváveis. Michael Jackson, Albert Einstein e Marlon Brando detém patentes de uma parte delas. Algumas são bizarras, outras nem tanto.

Mark Twain

Fecho dos soutiens

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O autor de As aventuras de Tom Sawyer foi o mesma que criou o fecho dos soutiens, como hoje são conhecidos. Mark Twain patenteou uma melhoria do fecho já existente, em 1871.

Francis Ford Coppola

Garrafa com suporte para CD

Nos intervalos de produção a trilogia “O Padrinho”, o realizador Francis Ford Coppola arranjou tempo para criar uma garrafa com suporte para CDs, na sua base.

Gary Burghoff

Pega para tampa de sanitas

A quantidade de bactérias existentes nas tampas das sanitas não passaram ao lado do ator do filme “MASH” de 1970. Gary Burghoff patenteou um espécie de alavanca que permite levantar tampas de sanitas sem lhes tocar.

Michael Jackson

Sapatos antigravidade

Os sapatos antigravidade foram criados pelo cantor para a interpretação do tema “Smooth Criminal”. Jackson foi autor da invenção que visava criar a respectiva ilusão em 1992.

Albert Einstein

Blusa-colete

Albert Einstein foi físico mas também designer. Em 1936, patenteou um design de uma blusa para homem que aparenta ser um colete mas não é. Não passou de um desenho.

Marlon Brando

Tambor ajustável

É a única patente assinada por Marlon Brando. O primeiro dos Padrinhos criou um tambor ajustável automaticamente, em 2002. Acabou por morrer antes da patente ser publicada, em 2004, quatro meses depois da sua morte.

Jamie Lee Curtis

Toalhete incluído na fralda

Em 1987, Jamie Lee Curtis adotou uma criança de um ano e decidiu fazer algo para facilitar a muda de fraldas. A atriz criou uma fralda que inclui um toalhete na parte externa.

Hedy Lamarr

Sistema de comunicações secretas

Em 1941, a atriz Hedy Lamarr criou um sistema para evitar a pirataria. A invenção foi considerada tão à frente do seu tempo que foi ignorada, mas nos dias de hoje é aplicada ao wi-fi e bluetooth.

Eddie Van Halen

Suporte de guitarra horizontal

Preocupado com a postura dos guitarrista, Eddie Van Halen, músico e produtor, patenteou um suporte que permite segurar guitarras em posição horizontal, deixando as mãos livres.

Uri Geller

Protetor de radiação de telemóveis

Quando a radiação emitida pelos dispositivos eletrónicos começou a ser apontada como uma das causas do cancro, Uri Geller criou uma espécie de bolsa que protege os utilizadores das radiações.