Antero Henrique foi contratado como diretor desportivo do Paris Saint-Germain para “recrutar as estrelas de amanhã”. Sesteerá esta a missão deste português de 49 anos, nascido em Vinhais, perto de Bragança, e “reconhecido pela sua rede de contactos para recrutamento”, lê-se no comunicado emitido pelo clube francês.

“Estou extremamente feliz e honrado pela confiança que Nasser Al-Khelaifi [presidente do PSG] depositou em mim. O PSG confiou-me responsabilidades desportivas importantes que pretendo assumir com muito rigor. Estou impaciente para começar a minha experiência ao serviço de um clube que se afirmou em pouquíssimos anos como um dos melhores a nível europeu. Tenho a ambição e vontade de dar o meu máximo, dia após dia, para criar a dinâmica capaz de instalar o PSG no mais alto nível, de forma sustentada”, disse Antero Henrique sobre o seu novo desafio.

Antero Henrique é, atualmente, um dos mais respeitados scouters do futebol europeu — ou, em português, um grande “olheiro”. Começou como “tarefeiro”, em 1990, que ajudava na angariação de sócios e que chegava ao Porto com fama de benfiquista. Mas foi como possível sucessor de Pinto da Costa, e seu homem leal especialmente durante o escândalo do Apito Dourado, que deixou o Futebol Clube do Porto, em setembro do ano passado.

Através da sua rede de contactos, conseguiu levar para o Dragão futebolistas como Hulk, Lisandro López, Moutinho, Falcao ou Raul Meireles. Agora toda a gente os conhece, mas a culpa é do antigo diretor-executivo da SAD do clube.

No mesmo comunicado, o PSG escreve que recebe Antero Henrique com “grande satisfação” e espera que o novo diretor desportivo traga ao clube “a sua experiência e o seu grande conhecimento do mundo do futebol”. O PSG está confiante que Henrique tem as capacidades necessárias para colocar o clube entre “as instituições mais poderosas e respeitadas do desporto mundial”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR