A polícia de Manchester confirmou no início da tarde desta sexta-feira que estabeleceu um perímetro de segurança de 100 metros, depois de o veículo ter sido encontrado em Devell Court, em Rusholme. O carro em questão é um Nissan Micra branco e suspeita-se que pode estar relacionado com Salman Abedi, o bombista suicida que se fez explodir em Manchester.

Cerca de quatro horas depois, uma carrinha da unidade de eliminação de bombas foi vista a deixar o local, avança o jornal local Manchester Evening News, mas a polícia ainda permanece no local. Por volta das 17h45, um camião de reboque chegou à Oxford Road, onde, mais cedo, algumas lojas tinham sido fechadas e um quarteirão de residências de estudantes tinha também sido evacuado.

Num comunicado, partilhado no Twitter das autoridades de Manchester, pode ler-se que “é um avanço significativo na investigação”. O superintendente Russ Jackson pede ainda a ajuda da população que consiga ajudar a saber “os movimentos deste carro e quem estava nele, nos últimos meses”. As autoridades agradecem ainda a cooperação da população nos últimos dias na resolução do caso.

Steve Allen, fotojornalista local, tem estado a partilhar no seu Twitter vídeos e imagens dos procedimentos policiais levados a cabo no local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A casa Ronald McDonald – que oferece alojamento gratuito a famílias com filhos hospitalizados -, situada na Hathersage Road, foi evacuada. Também alguns clientes de um pub tiveram de sair por razões de segurança.

A polícia britânica divulgou ainda esta sexta-feira novas imagens de videovigilância dos últimos momentos de Abedi, de forma a tentar perceber os preparativos do ataque. O perímetro de segurança montado esta manhã diz respeito a desenvolvimentos feitos nessa mesma investigação.