A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) procedeu a uma reestruturação interna da sua organização, procurando ajustá-la ao “contexto de mercado e aos seus desafios”, tendo como grande objetivo reforçar a supervisão e a proteção dos investidores.

A entidade liderada por Gabriela Figueiredo Dias sublinha numa nota enviada à Lusa que a sua missão passa por assegurar a integridade, a estabilidade e o desenvolvimento dos mercados financeiros, promovendo a proteção do investidor, justificando a reestruturação interna realizada com o ajustamento da organização “ao contexto de mercado e aos seus desafios, nas condições específicas de atuação da CMVM”.

E realça: “Em particular, esta reorganização procura tornar a organização mais focada, mais eficiente e mais ágil, reforçando a supervisão, acompanhando a inovação e a educação financeira e intensificando a proteção do investidor”.

Para tal, foram criadas duas novas áreas: a Supervisão de Entidades, responsável pelos departamentos de Autorizações e Registos, Supervisão Contínua e Supervisão Presencial, e a Supervisão de Mercados, que integra os departamentos de Supervisão de Mercados, Emitentes, Investigação e Relação com Investidores e Desenvolvimento do Mercado.

A Área de Supervisão de Entidades vai ser liderada por José Miguel Almeida, enquanto Manuel Monteiro vai ser o responsável pela Área de Supervisão de Mercados, de acordo com o novo organograma do supervisor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR